Consulta de CNPJ grátis: Como Fazer

Se você possui uma empresa, com toda certeza tem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Afinal de contas, é a partir dele que é possível documentar as informações do seu negócio, como os dados de abertura da empresa, a Razão Social, entre outras.

Por esse motivo, ter o registro de 14 dígitos numéricos sempre em mãos é essencial. Além disso, é importante acompanhar sua situação cadastral através de consultas. Para te ajudar com isso, hoje já é possível realizar a consulta do CNPJ grátis.

Então, se quer saber mais sobre como realizar essa pesquisa e manter a situação do seu CNPJ em dia, continue lendo este artigo que vamos te contar tudo o que você precisa entender sobre essa consulta.

Consulta de CNPJ grátis: Como Fazer

Consulta CNPJ grátis: Receita federal

A Receita Federal é o órgão responsável pela fiscalização e pelo registro do seu CNPJ. Para se ter uma ideia, é através do portal desse órgão que você pode realizar a consulta da situação cadastral do registro da sua empresa.

Para isso, basta seguir alguns passos simples. Primeiro, acesse o portal da Receita Federal através do link. Dentro do sistema, insira o número do seu CNPJ no formulário e responda o Captcha de segurança.

Feito isso, ao clicar em consultar, as informações referentes ao seu cadastro de contribuinte serão exibidas em tela. Muito fácil, não é mesmo?

Consulta CNPJ grátis: Sintegra

O Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um sistema que tem como intuito facilitar a comunicação entre os contribuintes com os fiscos estaduais.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como consultar situação cadastral do CNPJ

Toda empresa deve ter registrado na Receita Federal um código de 14 dígitos chamado de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Afinal de contas, é a partir dele que é possível identificar as informações de cadastro do negócio, assim como os dados de abertura da empresa, Razão Social, entre outras informações.

Logo, com seu registro em mãos é importante também realizar periodicamente consultas sobre a situação cadastral do CNPJ.

Para isso, separamos algumas dicas para você que está precisando saber como anda a situação da sua empresa perante o órgão regulador. Continue lendo este artigo até o final para descobrir como saber a situação cadastral do CNPJ do seu negócio!

Como consultar situação cadastral do CNPJ

Situação cadastral CNPJ: O que é

A situação cadastral do CNPJ é basicamente um documento conhecido como cartão CNPJ. Porém, diferente do que se imagina, ele não se trata de um cartão físico. Na verdade, é um comprovante chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral.

Nesse documento digital é possível encontrar algumas informações referentes à sua empresa e também a comprovação do registro dela na Receita Federal.

Para se ter uma ideia, alguns dos dados do seu negócio que constam no documento são:

  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Código das atividades econômicas realizadas;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data de abertura.

Situação cadastral CNPJ: Consulta

Após saber todas as informações que constam no documento que comprova a situação cadastral do CNPJ, é importante entender como realizar a consulta dele.

Dessa forma, com o número do seu CNPJ em mãos, siga alguns passos simples para assim ter acesso ao Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer busca do CNPJ

Você já se viu em uma situação onde era necessário fazer a busca do CNPJ de uma empresa, mas não sabia como?

Às vezes, para algumas atividades precisamos descobrir determinadas informações sobre uma empresa, como seu quadro de sócios, administradores e também sua situação cadastral junto à Receita Federal e, para isso, é preciso utilizar o CNPJ.

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, é o documento que identifica uma empresa para a Receita Federal. Nele constam dados como a razão social, a finalidade do negócio, os sócios, os fundadores e muito mais.

Através do CNPJ é possível, então, acessar algumas informações cadastrais de empresas de todo o Brasil, permitindo a captação de informações e a verificação da regularidade de determinada organização.

Mas, afinal, como consultá-lo?

A Receita Federal oferece algumas opções para o cidadão que deseja realizar a busca do CNPJ de uma empresa, por meio de seu site oficial, pelo portal da Redesim, utilizando outras informações ou também pelo Sintegra.

Assim, basta você escolher qual plataforma atende os seus requisitos de pesquisa e consultar, gratuitamente, o CNPJ que você precisa.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra como fazer a busca do CNPJ por razão social, CPF, endereço, nome da empresa e etc. Confira!

Como fazer busca do CNPJ

Busca CNPJ grátis

Todo o processo de busca do CNPJ é disponibilizado, diretamente, pelo Governo Federal através de suas plataformas de atendimento ao cidadão via internet.

Dessa forma, para fazer a consulta do CNPJ de uma empresa, para fins de verificação e captação de dados, não é necessário o pagamento de nenhuma tarifa.… Clique aqui para ler o artigo completo

CNPJ na Receita Federal

Diferente do que se imagina, o cartão CNPJ não é aquele cartão físico que conhecemos. Na verdade, ele é um documento chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, que todos os tipos de empresa devem possuir.

Dentro deste documento estão alocadas algumas informações da sua empresa, sendo elas:

  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Código das atividades econômicas realizadas;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data e situação cadastral.

Esse documento é emitido assim que o CNPJ na Receita Federal é criado.

CNPJ na Receita Federal

Receita Federal CNPJ: Consulta

Caso precise fazer a consulta da situação do CNPJ na Receita Federal da sua empresa, basta seguir alguns passos simples.

Nesse caso, acesse o portal da RedeSim da Receita Federal para emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral pelo link. Para entrar, basta inserir o número do seu CNPJ no formulário eletrônico e assinalar o Capcha de segurança.

Por fim, ao clicar em consultar, as informações do seu cadastro de contribuinte serão exibidas em tela.

Receita Federal CNPJ: Consulta por nome

Caso não tenha o CNPJ de uma empresa, porém possui o Nome Empresarial ou Nome Fantasia dela, você pode realizar uma consulta para descobrir o registro dela. Para isso, é necessário acessar o portal da RedeSim da Receita Federal através do link.

Em seguida, localize a opção de pesquisa através do nome da empresa, e por fim, terá a sua disposição as informações principais referente à empresa, assim como o CNPJ dela.

Receita Federal CNPJ: Consulta por CPF

Não é possível realizar a consulta do CNPJ na Receita Federal de uma empresa através do CPF do seu proprietário.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como consultar Cartão CNPJ

Você com certeza já ouviu falar da sigla CNPJ, não é mesmo? Bom, ela significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e é basicamente um número de 14 dígitos que representa uma empresa no sistema da Receita Federal.

Para abrir uma empresa é obrigatório que se crie esse documento, pois é a partir dele que é possível conferir as informações da empresa como, por exemplo, a Razão Social, os dados referentes à abertura do negócio, assim como identificar quem é seu dono.

Ao criar seu negócio e cadastrá-lo corretamente, é gerado um documento que funciona como um cartão CNPJ, e com ele é possível realizar consultas, solicitações diversas e também garantir a existência da empresa – tudo isso dentro da lei.

Caso você esteja curioso e queira mais detalhes de como usar seu cartão CNPJ, continue lendo este artigo, pois vamos te explicar o passo a passo de como emiti-lo e usá-lo no dia a dia. Vamos lá?

Como consultar Cartão CNPJ

Cartão CNPJ: O que é?

Diferente do que imaginamos, o Cartão CNPJ não é aquele cartão plástico que conhecemos. Na verdade, ele nada mais é do que um certificado chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral.

Esse documento digital comprova o registro da sua empresa na Receita Federal, bem como contém alguns dados importantes do seu negócio. Eles são:

  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Código das atividades econômicas realizadas;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data e situação cadastral.

Cartão CNPJ: Consulta

Para realizar a consulta do seu Cartão CNPJ, basta acessar o portal da Receita Federal com o número do seu CNPJ em mãos, para ter acesso ao Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, assim como as demais informações da sua empresa.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer consulta do CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ, é basicamente o número referente ao registro das empresas junto à Receita Federal. A partir dele é possível identificar as informações de cadastro do seu negócio, como os dados de abertura da empresa, Razão Social e outras informações.

Com esse registro ainda, você pode realizar consultas para saber a situação da sua empresa perante à Receita Federal como, por exemplo, verificar se os pagamentos das taxas estão em dia e também se o seu negócio possui algum processo judicial ou até mesmo alguma dívida ativa.

Pensando em tudo isso, quer saber como fazer a consulta do CNPJ? Então continue lendo este artigo pois aqui vamos te explicar o passo a passo completo. Boa leitura!

Como fazer consulta do CNPJ

Consulta CNPJ: Receita Federal

Se você deseja realizar a consulta do CNPJ da sua empresa diretamente no site da Receita Federal, basta seguir alguns passos simples.

Primeiramente, acesse o portal específico da Receita Federal para emissão de comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral através da RedeSIM pelo link.

Em seguida, insira o número do seu CNPJ no formulário, assinale o Capcha de segurança e, por fim, clique em consultar. Ao fazer isso, as informações do seu cadastro de contribuinte serão exibidas em tela.

Muito fácil fazer a consulta do CNPJ pela Receita Federal, não é mesmo?

Consulta CNPJ grátis

O melhor de tudo é que a consulta do CNPJ por meio do portal da Receita Federal é totalmente gratuita. Para fazê-la, basta tem em mãos o número do CNPJ da empresa.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer busca de CNPJ online

Confira as orientações e veja os procedimentos necessários para fazer a busca CNPJ online

Todas as informações essenciais de uma empresa, desde o seu aspecto fiscal até a parte jurídica, podem ser descobertos com um consulta do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Essa documentação é obrigatória para qualquer tipo de empresa e, sem ela, os empreendedores não podem retirar os demais documentos, como alvarás.

A sua atividade ou inatividade também é acompanhada pela consulta, e você aprenderá neste artigo como fazer busca de CNPJ pela internet.


Por que é importante fazer a busca de CNPJ online?

Por que é importante fazer a busca de CNPJ online?

Fazendo a busca de CNPJ online, as pessoas físicas e as outras empresas ficam sabendo se certo empreendimento está ativo.

Importante salientar que isso não quer dizer “estar aberto” ou “estar em funcionamento”: uma empresa com CNPJ ativo é aquela que tem registro na Receita Federal.

Em outras palavras, pode resumir dizendo que uma empresa com CNPJ ativo é uma empresa com os seus impostos em dia e cumprindo todas as demais exigências do governo.


Busca de CNPJ como forma de proteção

Com a busca de CNPJ online, a informação mais importante que se pode obter é se o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da empresa está ativo.

Inclusive, é indicado que os cidadãos só contratem empresas que estejam nessa condição porque há plena certeza de todas as exigências dos órgãos públicos estão sendo respeitadas, até mesmo as de segurança.

Quando uma empresa não tem CNPJ ativo, é sempre maior o risco de o consumidor ser lesado.… Clique aqui para ler o artigo completo

Consulta CNPJ Banco do Brasil

O CNPJ do Banco do Brasil é muito útil para os correntistas e para quem apenas precisa fazer alguma transação bancária.

Essa numeração é a que identifica o banco dentre as demais empresas do país, e é normal, inclusive, que ela tenha de ser fornecida quando se faz a declaração de imposto de renda.

Se você está procurando pelo CNPJ do Banco do Brasil atualizado, acompanhe as orientações do artigo e anote o número correto.

consulta-cnpj-banco-brasil


Consultar CNPJ do Banco do Brasil

A consulta do CNPJ do Banco do Brasil é simples: ele está no rodapé do site da instituição (clique aqui).

Esse número também é localizado em documentos desse banco, como os contratos de apólice de seguro ou mesmo de aberturas de conta.

Nesses tipos de documentos, encontram-se todas as informações essenciais sobre quem está prestando o serviço e, sendo assim, é obrigatório que o CNPJ também esteja incluído.

Inclusive, esse tipo de dado fica logo na primeira página (quando houver mais de uma).

Para facilitar, o número do CNPJ é este: 00.000.000/0001-91.


Consulta do CNPJ do Banco do Brasil para PASEP

A consulta do CNPJ do Banco do Brasil é importante também para os servidores públicos que precisam se informar sobre o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público).

Afinal, esse é o único banco que faz esse tipo de pagamento e, por isso, os trabalhadores podem precisar do número quando querem pesquisar alguma informação, por exemplo.

Os trabalhadores que têm direito ao PASEP o recebem em épocas determinadas, assim como acontece com o PIS (Programa de Integração Social).… Clique aqui para ler o artigo completo

Como fazer pesquisa de CNPJ pela internet

Confira as instruções para fazer a pesquisa CNPJ online e saiba como descobrir se a empresa está em situação regular

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) reúne todos os principais dados de uma empresa, inclusive a sua regularidade.

O órgão que fornece aos cidadãos as informações sobre a empresa é a Receita Federal e a consulta mencionada é de graça, disponível via app ou por site.

Se você está pensando em contratar um serviço de uma empresa ou tornar-se sócio dela, aprenda aqui como consultar, antes, o seu CNPJ pela internet e proteja-se.


Por que é importante fazer a pesquisa de CNPJ?

Como fazer pesquisa de CNPJ pela internet

Pessoas de partes diversas do Brasil já caíram em golpes ao serem contatadas por empresas que não são regularizadas ou, na verdade, que nem existem.

Há três consequências para quem faz negócios com empresas nessas condições:

  • Os que pagam para ter sociedade na empresa acabam sem empreendimento nenhum e sem dinheiro;
  • Os que contratam serviços não os recebem;
  • O serviço é feito, mas sem nenhuma garantia de qualidade

Como fica claro, a pessoa que faz algum negócio com uma empresa de CNPJ irregular acaba tendo prejuízo e, muitas vezes, precisa entrar na justiça para ter o prejuízo recuperado.


Como fazer pesquisa de CNPJ pela Internet

App da Receita Federal

A Receita Federal coloca à disposição o app CNPJ, que permite uma consulta simplificada da condição de cada empresa.

Para fazer pesquisa de CNPJ pela Internet usando o app, deve-se:

  • Baixar a opção para IOS aqui ou a opção para Android aqui;
  • Já na tela inicial, clicar em “Consultar CNPJ”;
  • Inserir o número do CNPJ a ser verificado;
  • O app CNPJ mostrará a situação da empresa e também outros dados, como a natureza jurídica e seu endereço

Site do Ministério da Fazenda

O cidadão pode usar também o site do Ministério da Fazenda para fazer a pesquisa de CNPJ pela Internet:

  • Acesse aqui;
  • Insira o número de CNPJ a ser verificado;
  • Clique em “Não sou um robô” e no botão “Consultar”

Como saber se a empresa está com o CNPJ regularizado?

Clique aqui para ler o artigo completo

Quem precisa declarar IRPJ?

Confira as regras e saiba quem deve declarar o IRPJ

Não são apenas os trabalhadores que ficam às voltas com a declaração de imposto de renda todo ano: isso também é exigido das pessoas físicas.

Seja uma grande empresa ou um microempreendedor, é necessário repassar à Receita Federal quais foram os ganhos de 2017 e quanto de imposto foi pago aos cofres públicos.

Com essas informações, a Receita Federal analisa se aquele contribuinte deixou de pagar algo ou, ao contrário, se houve pagamento de imposto além do necessário: nesses casos, ele realiza a conhecida restituição do imposto.

Fique sabendo aqui se pessoa jurídica precisa declarar imposto de renda e como isso funciona.


Toda pessoa jurídica tem de fazer a declaração de imposto de renda?

Quando são empresas de médio e grande porte, sim: é imprescindível que a declaração seja feita, inclusive no devido prazo.

Porém, quem é Microempreendedor Individual (MEI) pode ser dispensado dessa burocracia, dependendo de quanto é o seu rendimento. São situações nas quais o MEI tem de declarar imposto:

  • Quando ele consegue lucrar R$ 40.000,00 ou mais com o seu empreendimento, ao ano;
  • Para pessoas cujos bens ultrapassam os R$ 300.000,00;
  • Quando a empresa recebeu mais de R$ 28.559,70 como tributáveis, com origem diferente do MEI. Um exemplo: quando o microempreendedor individual também tem ações em outras empresas ou até é funcionário de outra pessoa jurídica.

As condições acima são soberanas para todos que possuem um CNPJ; dessa maneira, não importa se o indivíduo é MEI: uma vez que ele está em uma das três condições acima, ele terá de fazer a declaração de imposto de renda.… Clique aqui para ler o artigo completo