Como fazer consulta do CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, mais conhecido como CNPJ, é basicamente o número referente ao registro das empresas junto à Receita Federal. A partir dele é possível identificar as informações de cadastro do seu negócio, como os dados de abertura da empresa, Razão Social e outras informações.

Com esse registro ainda, você pode realizar consultas para saber a situação da sua empresa perante à Receita Federal como, por exemplo, verificar se os pagamentos das taxas estão em dia e também se o seu negócio possui algum processo judicial ou até mesmo alguma dívida ativa.

Pensando em tudo isso, quer saber como fazer a consulta do CNPJ? Então continue lendo este artigo pois aqui vamos te explicar o passo a passo completo. Boa leitura!

Como fazer consulta do CNPJ

Consulta CNPJ: Receita Federal

Se você deseja realizar a consulta do CNPJ da sua empresa diretamente no site da Receita Federal, basta seguir alguns passos simples.

Primeiramente, acesse o portal específico da Receita Federal para emissão de comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral através da RedeSIM pelo link.

Em seguida, insira o número do seu CNPJ no formulário, assinale o Capcha de segurança e, por fim, clique em consultar. Ao fazer isso, as informações do seu cadastro de contribuinte serão exibidas em tela.

Muito fácil fazer a consulta do CNPJ pela Receita Federal, não é mesmo?

Consulta CNPJ grátis

O melhor de tudo é que a consulta do CNPJ por meio do portal da Receita Federal é totalmente gratuita. Para fazê-la, basta tem em mãos o número do CNPJ da empresa.

Consulta Cartão CNPJ

O Cartão CNPJ é conhecido como Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, e é um certificado que todos os tipos de empresa devem ter.

Diferente do que se imagina, o cartão CNPJ não é um cartão físico como conhecemos. Na verdade, ele é um documento digital que comprova o registro da sua empresa na Receita Federal.

Assim, para consultar a situação do seu Cartão CNPJ, é só acessar a RedeSim da Receita Federal munido dos 14 dígitos do seu CNPJ e realizar a pesquisa.

Dessa forma, as informações referentes ao seu cadastro serão dispostas em um documento que contém os seguintes dados:

  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Código das atividades econômicas realizadas;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data e situação cadastral.

Consulta situação cadastral CNPJ

É importante ter em mente que através do mesmo processo de pesquisa feita pelo portal da RedeSim da Receita Federal, é possível também acessar as informações referentes à situação cadastral da sua empresa.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é acessar o link e inserir o número do CNPJ. Lembre-se de assinalar o Capcha de segurança e assim as informações da sua situação cadastral serão exibidas.

Consulta Serasa CNPJ

Para realizar a consulta do CNPJ de uma empresa a fim de fazer uma negociação, seja de baixo ou alto risco, é importante visualizar algumas informações sobre a companhia, como o Score CNPJ, cheques, protestos e até mesmo dívidas ativas junto ao Serasa Experian.

Para isso, você deve acessar o portal através do link e escolher o tipo de consulta que deseja. As opções são as seguintes: Consulta Completa e Consulta Intermediária.

Ambas as consultas são pagas, o valor varia de R$ 15,00 para a intermediária e R$30,00 para a completa.

Apesar da diferença de preço, a mais utilizada pelas empresas ao redor do país é a consulta completa. Isso porque nela é possível ter todas as informações básicas referentes à empresa, assim como as consultas à Serasa, antecessores da empresa e as informações societárias.

Consulta CNPJ Sintegra

O Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (Sintegra), trata-se basicamente de um sistema central que contém todas as informações sobre os contribuintes e sua relação os fiscos de cada estado.

Dessa forma, é possível realizar a consulta pública do cadastro ICMS através do CNPJ pelo link.

Para realizar a consulta, basta tem em mãos o seu CNPJ e inserir a imagem de segurança. Ao clicar em consultar as informações sobre a empresa pesquisada, serão dispostas em tela todas as suas relações fiscais.

Consulta atividade CNPJ

Caso queira consultar a atividade do seu CNPJ, acesse a RedeSim da Receita Federal para emitir o comprovante de inscrição e situação cadastral.

Como já citado anteriormente, basta acessar o site, inserir o CNPJ da empresa, assinalar o Captcha de segurança e solicitar a consulta.

Consulta CNPJ por nome

Para consultar CNPJ por Nome Empresarial ou Nome Fantasia você deve acessar o portal da RedeSim da Receita Federal e acessar a área do usuário através do link.

Feito isso, é necessário procurar a opção de pesquisa por nome e, em seguida, terá as informações da empresa, assim como o CNPJ dela.

Consulta CNPJ por CPF

Infelizmente, a consulta do CNPJ de uma empresa não pode ser feita através do CPF do dono da empresa, por medidas de segurança. Para isso, é necessário ter em mãos o número do CNPJ dela.

Consulta CNPJ MEI

Consulta CNPJ MEI

Para realizar a consulta da situação de um MicroEmpreendedor Individual (MEI), acesse a página de serviços do site da Receita Federal, a RedeSim. Feito isso, preencha o formulário com o seu CNPJ.

Lembre-se de assinalar o Captcha de segurança e depois clique em consultar. Por fim, você terá as informações do negócio em tela, bem como se sua situação está ativa ou não.

Ficou mais fácil saber como fazer a consulta do CNPJ, não é mesmo? Em caso de dúvidas deixe um comentário abaixo.