CNPJ na Receita Federal

Diferente do que se imagina, o cartão CNPJ não é aquele cartão físico que conhecemos. Na verdade, ele é um documento chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, que todos os tipos de empresa devem possuir.

Dentro deste documento estão alocadas algumas informações da sua empresa, sendo elas:

  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Código das atividades econômicas realizadas;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data e situação cadastral.

Esse documento é emitido assim que o CNPJ na Receita Federal é criado.

CNPJ na Receita Federal

Receita Federal CNPJ: Consulta

Caso precise fazer a consulta da situação do CNPJ na Receita Federal da sua empresa, basta seguir alguns passos simples.

Nesse caso, acesse o portal da RedeSim da Receita Federal para emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral pelo link. Para entrar, basta inserir o número do seu CNPJ no formulário eletrônico e assinalar o Capcha de segurança.

Por fim, ao clicar em consultar, as informações do seu cadastro de contribuinte serão exibidas em tela.

Receita Federal CNPJ: Consulta por nome

Caso não tenha o CNPJ de uma empresa, porém possui o Nome Empresarial ou Nome Fantasia dela, você pode realizar uma consulta para descobrir o registro dela. Para isso, é necessário acessar o portal da RedeSim da Receita Federal através do link.

Em seguida, localize a opção de pesquisa através do nome da empresa, e por fim, terá a sua disposição as informações principais referente à empresa, assim como o CNPJ dela.

Receita Federal CNPJ: Consulta por CPF

Não é possível realizar a consulta do CNPJ na Receita Federal de uma empresa através do CPF do seu proprietário. Para isso, é necessário apenas ter em mãos o número do CNPJ ou o nome da empresa.

Receita Federal CNPJ: Certidão

Para ter acesso à Certidão de Pessoa Jurídica, você deve acessar o portal da Procuradoria Geral do Estado através do link.

Em seguida, preencha o formulário com as informações solicitadas, que nesse caso é apenas o número do seu CNPJ.

Lembre-se de confirmar a imagem de segurança e clique em “pesquisar”. Assim, a certidão referente a eu CNPJ será emitida.

Receita Federal CNPJ: Agendamento

Para realizar qualquer serviço na Receita Federal é necessário realizar o agendamento prévio.

Para isso, você deve acessar o portal do órgão através do link e, em seguida, inserir no formulário gerado as informações referentes ao CPF do Representante, ao CNPJ do Contribuinte e ao CPF do responsável.

Feito isso, assinale o Captcha de segurança e clique em avançar. Prossiga até o fim com o agendamento, informando data e local de atendimento.

Caso não consiga ir ao agendamento, lembre-se de cancelá-lo através do mesmo link.

Receita Federal CNPJ: MEI

O CNPJ na Receita Federal do MEI (Microempreendedor Individual) pode ser feito através de um processo bem mais rápido, de forma online,

Através do Portal do Empreendedor MEI, você pode ver o passo a passo de como emitir esse documento, tudo muito simples e prático.

Receita Federal CNPJ: Débitos

Receita Federal CNPJ: Débitos

Para conferir junto ao site da Receita federal se você possui débitos ativos e emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND), acesse o portal de consulta através do link.

Feito isso, insira o dígito do seu CNPJ da Receita Federal e, por fim, clique em “consultar”.

Dessa forma, você terá acesso aos débitos ativos, assim como conseguirá emitir a CND.

Assim, o CNPJ na Receita Federal não é tão difícil de se emitir, não é mesmo? Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário abaixo.