Consulta de CNPJ grátis: Como Fazer

Se você possui uma empresa, com toda certeza tem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Afinal de contas, é a partir dele que é possível documentar as informações do seu negócio, como os dados de abertura da empresa, a Razão Social, entre outras.

Por esse motivo, ter o registro de 14 dígitos numéricos sempre em mãos é essencial. Além disso, é importante acompanhar sua situação cadastral através de consultas. Para te ajudar com isso, hoje já é possível realizar a consulta do CNPJ grátis.

Então, se quer saber mais sobre como realizar essa pesquisa e manter a situação do seu CNPJ em dia, continue lendo este artigo que vamos te contar tudo o que você precisa entender sobre essa consulta.

Consulta de CNPJ grátis: Como Fazer

Consulta CNPJ grátis: Receita federal

A Receita Federal é o órgão responsável pela fiscalização e pelo registro do seu CNPJ. Para se ter uma ideia, é através do portal desse órgão que você pode realizar a consulta da situação cadastral do registro da sua empresa.

Para isso, basta seguir alguns passos simples. Primeiro, acesse o portal da Receita Federal através do link. Dentro do sistema, insira o número do seu CNPJ no formulário e responda o Captcha de segurança.

Feito isso, ao clicar em consultar, as informações referentes ao seu cadastro de contribuinte serão exibidas em tela. Muito fácil, não é mesmo?

Consulta CNPJ grátis: Sintegra

O Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um sistema que tem como intuito facilitar a comunicação entre os contribuintes com os fiscos estaduais.

No geral, a implantação do Sintegra no país foi pensada para aprimorar o fluxo de dados entre os fiscos e as empresas, assim como a administração tributária de ambos.

Para realizar a consulta do CNPJ grátis nesse caso, é só acessar o portal do Sintegra através do link. Em seguida, escolha o estado no qual seu CNPJ é registrado e insira no formulário os dados solicitados.

Por fim, as informações referentes à situação do CNPJ do seu negócio ficarão disponíveis.

Consulta CNPJ grátis pelo nome

Para consultar o CNPJ grátis de uma empresa apenas pelo nome empresarial ou nome fantasia, basta realizar um procedimento bem simples.

Para isso, acesse o portal da RedeSim da Receita Federal através do link e, em seguida, localize a opção de pesquisa por meio do nome da empresa.

Então, insira os dados solicitados e, dessa forma, as informações da empresa, assim como o CNPJ dela, aparecerão na dela.

Consulta CNPJ grátis pelo CPF

Infelizmente, não é possível realizar a consulta do CNPJ grátis através do CPF do proprietário de uma empresa. Esse procedimento é bloqueado por medidas de segurança.

Logo, se realmente quiser ter as informações referentes à empresa, há disponível a opção referente à pesquisa através do CNPJ ou do nome da empresa.

Consulta CNPJ grátis: Dívidas

Para fazer a consulta do CNPJ grátis e conferir se há alguma dívida ativa junto à Receita federal, além de emitir a Certidão Negativa de Débitos (CND), basta seguir alguns passos.

Primeiramente, acesse o portal de consulta através do link. Feito isso, insira o dígito do seu CNPJ e, assim, clique em “consultar”.

Dessa forma, você terá acesso às dívidas ativas e também conseguirá emitir o documento de comprovação de quitação.

Consulta CNPJ grátis: Protesto

Caso não saiba, o seu CNPJ pode entrar em protesto se não houver o pagamento de alguma dívida. Esse processo é solicitado por uma pessoa física ou jurídica, através de uma notificação junto à justiça, e isso faz com que o devedor fique automaticamente com o nome sujo.

Para fazer a consulta do CNPJ grátis a fim de conferir se há algum protesto em nome da sua empresa, é só acessar o serviço do IEPTB (Instituto de Protestos de Títulos do Brasil) munido de seu CNPJ, CPF, RG ou RNE.

Assim, acesse o portal de pesquisa através do link e depois insira seu CNPJ no link de pesquisa. Por fim, as informações referentes à sua situação serão dispostas em tela e você já pode ir ao cartório mais próximo para solucionar o problema.

Consulta CNPJ grátis: SCPC

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é administrado pela Boa Vista Serviços e oferece aos clientes as informações sobre inadimplência de empresas ou pessoas físicas. Tudo isso com o intuito de garantir que sua empresa possa solicitar créditos, bem como tomar as melhores decisões de estratégias e vendas.

Se você deseja fazer a consulta do CNPJ grátis, basta acessar o portal da Boa Vista Serviços por meio do link. Feito isso, insira as informações solicitadas e finalize a pesquisa.

Consulta CNPJ grátis: Cartório

É possível ainda realizar a consulta do CNPJ grátis nos Cartórios de Protestos de Títulos pela internet. Para isso, acesse o portal da Pesquisa Protesto pelo link e, em seguida, insira o número do CNPJ e o estado de origem. Dessa forma, as informações sobre o seu CNPJ serão dispostas em tela.

Consulta CNPJ grátis: Serasa

Para solicitar a consulta do CNPJ grátis, a Serasa Experian criou um novo modelo de pesquisa. Se quiser conferir o serviço, basta acessar o portal através do link. Feito isso, insira os 14 dígitos numéricos do seu CNPJ e clique em “cadastre para consultar”.

Consultar restrição CNPJ grátis

Consultar restrição CNPJ grátis

Se o seu CNPJ está sofrendo com uma Restrição Financeira, é preciso realizar uma consulta do CNPJ mais complexa e aprofundada.

Por fim, não é tão difícil quanto parece conferir situação da sua empresa sem gastar nada, muito pelo contrário. Se você gostou de saber como fazer a consulta do CNPJ grátis, deixe um comentário abaixo.