Como consultar Cartão CNPJ

Você com certeza já ouviu falar da sigla CNPJ, não é mesmo? Bom, ela significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e é basicamente um número de 14 dígitos que representa uma empresa no sistema da Receita Federal.

Para abrir uma empresa é obrigatório que se crie esse documento, pois é a partir dele que é possível conferir as informações da empresa como, por exemplo, a Razão Social, os dados referentes à abertura do negócio, assim como identificar quem é seu dono.

Ao criar seu negócio e cadastrá-lo corretamente, é gerado um documento que funciona como um cartão CNPJ, e com ele é possível realizar consultas, solicitações diversas e também garantir a existência da empresa – tudo isso dentro da lei.

Caso você esteja curioso e queira mais detalhes de como usar seu cartão CNPJ, continue lendo este artigo, pois vamos te explicar o passo a passo de como emiti-lo e usá-lo no dia a dia. Vamos lá?

Como consultar Cartão CNPJ

Cartão CNPJ: O que é?

Diferente do que imaginamos, o Cartão CNPJ não é aquele cartão plástico que conhecemos. Na verdade, ele nada mais é do que um certificado chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral.

Esse documento digital comprova o registro da sua empresa na Receita Federal, bem como contém alguns dados importantes do seu negócio. Eles são:

  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Código das atividades econômicas realizadas;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data e situação cadastral.

Cartão CNPJ: Consulta

Para realizar a consulta do seu Cartão CNPJ, basta acessar o portal da Receita Federal com o número do seu CNPJ em mãos, para ter acesso ao Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, assim como as demais informações da sua empresa.

Veja como fazer isso com o passo a passo a seguir:

Passo 1: Acesse o portal da RedeSim da Receita Federal através do link.

Passo 2: Em seguida, forneça o número do seu CNPJ no formulário gerado.

Passo 3: Não se esqueça de assinalar o Captcha de segurança.

Passo 4: Por fim, clique em “consultar”.

Cartão CNPJ: Receita

Como dito anteriormente, é a Receita Federal que faz o gerenciamento das informações de cada empresa, logo é a partir de seu site que podemos realizar alguns serviços, como consultas, emissão e impressão de documentos, assim como conferência de alguns dados em caso de pesquisas sobre outras empresas. A seguir confira alguns desses processos.

Cartão CNPJ: Emissão

Para solicitar a emissão do seu Cartão CNPJ, você deve acessar a página da RedeSim da Receita Federal munido do seu número do CNPJ. Em seguida, insira os dados solicitados e confira a imagem de segurança do Captcha.

Após solicitar a pesquisa, você poderá emitir o documento em tela.

Cartão CNPJ: Imprimir

Logo depois do processo de emissão do cartão CNPJ, há uma opção referente à impressão do documento. Caso queira ter o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral em mãos, é só selecioná-la e pronto.

Cartão CNPJ digital

Outra opção para você que acabou de emitir o Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral é a solicitação de um e-CNPJ. O e-CNPJ é basicamente um Certificado Digital que funciona como a identidade Digital de uma empresa.

Com esse documento, você pode assinar documentos digitalmente, realizar operações pela internet como Pessoa Jurídica, transmitir dados e atender os compromissos Fiscais com o Governo.

Porém, para ter acesso a esse documento é necessário realizar um cadastro no portal do Serasa Experian, bem como pagar uma taxa equivalente a R$240,00.

Cartão CNPJ: MEI

Se você é um MicroEmpreendedor Individual (MEI), fique sabendo que também tem um documento equivalente para o Cartão CNPJ. Esse documento tem o nome de Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI).

Ao abrir seu CNPJ MEI, esse documento é automaticamente gerado. Entretanto, se deseja consultá-lo basta seguir alguns passos simples.

Acesse o portal do Empreendedor MEI através do link e insira seu CPF e sua data de nascimento. Não se esqueça de assinalar o Captcha de segurança e, por fim, clicar em “continuar”. Dessa forma, será disposta em tela as informações do seu MEI, assim como o CCMEI.

Cartão CNPJ digital

Assim como as grandes empresas, o Microempreendedor Individual tem direito a criar um certificado digital. Para saber mais informações sobre o assunto, acesse o site do Empreendedor MEI.

Cartão CNPJ digital

Cartão CNPJ: Segunda via

Se você perdeu a sua impressão do Cartão CNPJ, não se preocupe. Afinal de contas, para recuperá-la é só realizar a consulta no sistema da Receita Federal.

Para isso, acesse a RedeSIm através, preencha o formulário com o número do seu CNPJ e selecione o Captcha de segurança. Feito isso, as informações da sua empresa serão dispostas em tela.

Conseguiu entender como funciona o Cartão CNPJ, tanto para grandes empresas quanto para um MEI? Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar.