Como fazer busca do CNPJ

Você já se viu em uma situação onde era necessário fazer a busca do CNPJ de uma empresa, mas não sabia como?

Às vezes, para algumas atividades precisamos descobrir determinadas informações sobre uma empresa, como seu quadro de sócios, administradores e também sua situação cadastral junto à Receita Federal e, para isso, é preciso utilizar o CNPJ.

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, é o documento que identifica uma empresa para a Receita Federal. Nele constam dados como a razão social, a finalidade do negócio, os sócios, os fundadores e muito mais.

Através do CNPJ é possível, então, acessar algumas informações cadastrais de empresas de todo o Brasil, permitindo a captação de informações e a verificação da regularidade de determinada organização.

Mas, afinal, como consultá-lo?

A Receita Federal oferece algumas opções para o cidadão que deseja realizar a busca do CNPJ de uma empresa, por meio de seu site oficial, pelo portal da Redesim, utilizando outras informações ou também pelo Sintegra.

Assim, basta você escolher qual plataforma atende os seus requisitos de pesquisa e consultar, gratuitamente, o CNPJ que você precisa.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra como fazer a busca do CNPJ por razão social, CPF, endereço, nome da empresa e etc. Confira!

Como fazer busca do CNPJ

Busca CNPJ grátis

Todo o processo de busca do CNPJ é disponibilizado, diretamente, pelo Governo Federal através de suas plataformas de atendimento ao cidadão via internet.

Dessa forma, para fazer a consulta do CNPJ de uma empresa, para fins de verificação e captação de dados, não é necessário o pagamento de nenhuma tarifa.

A busca do CNPJ é completamente gratuita e está disponível para todos os brasileiros acessarem quando e onde quiser.

No entanto, existem algumas maneiras de realizar tal pesquisa, por meio do número do documento, da razão social e até mesmo do CPF, em casos de empresa individual (MEI). Veja como:

Busca CNPJ: Receita Federal

A principal ferramenta de busca do CNPJ é o site da Receita Federal, onde o usuário tem acesso a todos os dados relacionado à uma empresa, desde seu dono até sua situação cadastral.

Na plataforma da Receita Federal, a busca do CNPJ é feita por meio do número do cadastro da empresa, que pode ser encontrado, geralmente, em sites e documentos oficiais da organização.

Assim, caso você saiba o número do CNPJ, basta inseri-lo no campo de busca e realizar a pesquisa de dados, através da plataforma digital.

Busca CNPJ: Empresa

Caso você não tenha em mãos o número do CNPJ da empresa para realizar a consulta de dados no sistema da Receita Federal, é possível utilizar alguns outros dados da organização, como o nome empresarial ou o nome fantasia.

Busca CNPJ por nome

A Redesim oferece algumas opções para ajudar o usuário a consultar, com facilidade, o CNPJ de empresas das quais o documento cadastral não é conhecido.

Dessa forma, para fazer a busca do CNPJ por nome fantasia, é só acessar a página da Redesim e seguir até a área do usuário para realizar a pesquisa utilizando o nome da empresa que você deseja encontrar.

Busca CNPJ por razão social

A busca do CNPJ por meio da razão social da empresa funciona da mesma forma: através do portal Redesim, acesse a área do usuário e realize a consulta informando a razão social da organização. Assim, em alguns minutos o resultado será gerado e você terá acesso aos dados da empresa.

Busca CNPJ por endereço

Diferente das opções mostradas acima, ainda não é possível fazer a busca do CNPJ de uma empresa apenas utilizando o endereço da organização.

No entanto, uma dica é descobrir, através do endereço, o nome da empresa e, então, procurá-lo no sistema da Receita Federal a fim de obter informações junto ao seu CNPJ.

Busca CNPJ: MEI

Para trabalhadores por MEI, o processo de busca do CNPJ é um pouco diferente. A Receita Federal oferece uma plataforma personalizada para a consulta de tais informações, no entanto, ela exige outro tipo de documentação: o CPF.

Veja como consultar:

Busca CNPJ por CPF

Empresários que trabalham com MEI ainda são, teoricamente, pessoas físicas que possuem direitos de pessoas jurídicas. Assim, para consultar suas informações é necessária a apresentação do CPF do titular e sua data de nascimento.

Para realizar a pesquisa, acesse a  área do empreendedor individual no site da Receita Federal.

Busca CNPJ: Sintegra

Busca CNPJ: Sintegra

Além dessas opções, o Governo Federal também oferece outra plataforma personalizada para atender tal demanda: o Sintegra. O site une serviços de consultas de CNPJ de todo o Brasil, redirecionando o usuário de acordo com o Estado em que a empresa atua.

Dessa forma, você só precisa selecionar o Estado da empresa e preencher seus dados no sistema.

Em suma, hoje em dia existem diversas opções para quem deseja fazer a busca do CNPJ, sendo assim, não há com que se preocupar!