Como consultar situação cadastral do CNPJ

Toda empresa deve ter registrado na Receita Federal um código de 14 dígitos chamado de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Afinal de contas, é a partir dele que é possível identificar as informações de cadastro do negócio, assim como os dados de abertura da empresa, Razão Social, entre outras informações.

Logo, com seu registro em mãos é importante também realizar periodicamente consultas sobre a situação cadastral do CNPJ.

Para isso, separamos algumas dicas para você que está precisando saber como anda a situação da sua empresa perante o órgão regulador. Continue lendo este artigo até o final para descobrir como saber a situação cadastral do CNPJ do seu negócio!

Como consultar situação cadastral do CNPJ

Situação cadastral CNPJ: O que é

A situação cadastral do CNPJ é basicamente um documento conhecido como cartão CNPJ. Porém, diferente do que se imagina, ele não se trata de um cartão físico. Na verdade, é um comprovante chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral.

Nesse documento digital é possível encontrar algumas informações referentes à sua empresa e também a comprovação do registro dela na Receita Federal.

Para se ter uma ideia, alguns dos dados do seu negócio que constam no documento são:

  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Nome empresarial;
  • Código das atividades econômicas realizadas;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data de abertura.

Situação cadastral CNPJ: Consulta

Após saber todas as informações que constam no documento que comprova a situação cadastral do CNPJ, é importante entender como realizar a consulta dele.

Dessa forma, com o número do seu CNPJ em mãos, siga alguns passos simples para assim ter acesso ao Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. Veja como solicitar a consulta com o passo a passo a seguir:

Passo 1: Vá até o portal da RedeSim da Receita Federal através do link.

Passo 2: Feito isso, insira os 14 dígitos do seu CNPJ no formulário.

Passo 3: Responda ao Captcha de segurança que estará disposto em tela.

Passo 4: Por fim, clique em “consultar”.

Colocando esses simples passos em prática, tudo o que você precisa saber sobre a situação cadastral do CNPJ estará disponível em tela.

Situação cadastral CNPJ pelo CPF

Infelizmente, não é possível realizar a consulta da situação cadastral do CNPJ de uma empresa através do CPF do dono. Isso ocorre por medidas de segurança. Então, realize a pesquisa através do CNPJ ou do nome da empresa.

Situação cadastral CNPJ: Receita Federal

Assim como mencionado, todos os processos referente ao CNPJ acontecem no portal da Receita Federal. Logo, se desejar realizar alguma consulta de situação cadastral ou até mesmo conferir se há débitos ativos, acesse o portal da Receita Federal através do link.

Feito isso, esteja com seus 14 dígitos do CNPJ em mãos e realize o login pelo sistema da RedeSim.

Muito fácil fazer a consulta da situação cadastral do CNPJ pela Receita Federal, não é mesmo?

Situação cadastral CNPJ MEI

Caso você seja um MicroEmpreendedor Individual (MEI), fique sabendo que também deve ter sua empresa registrada na Receita Federal, assim como emitir um CNPJ.

Além disso, outra informação importante é que é possível conferir a situação cadastral da empresa através de um documento chamado de Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), que é equivalente ao cartão CNPJ.

Nesse sentido, para ter acesso à situação cadastral do CNPJ MEI, basta seguir alguns passos simples. Primeiro, acesse o portal do Empreendedor MEI através do link. Feito isso, insira seu CPF e sua data de nascimento nos locais solicitados.

Por fim, não se esqueça de responder o Captcha de segurança e clicar em “continuar”.

Assim, serão dispostas em tela as informações do seu MEI, assim como a situação cadastral do CNPJ da empresa.

Situação cadastral CNPJ inapta

Há algumas situações em que uma empresa pode ter a situação cadastral no CNPJ considerada inapta. Isso ocorre pois há alguma invalidade temporária em seu registro na Receita Federal.

Sendo assim, para não sei autuado pelo órgão regulador é necessário regularizar a situação do negócio.

Para isso, você deve em primeiro lugar conferir quais são os motivos que estão levando a esse impedimento. Para isso, realize uma consulta da situação cadastral do CNPJ por meio do portal da RedeSim da Receita Federal através do link.

Basta seguir o passo a passo já citado neste artigo para finalizar seu login e ter em mãos tudo o que você precisa saber sobre sua empresa.

Situação cadastral CNPJ suspensa

A situação cadastral do CNPJ pode estar suspensa caso tenho solicitado a baixa da inscrição da sua empresa, se o processo de declaração de inaptidão por irregularidades de comércio exterior esteja em análise ou até mesmo se sua empresa apresentar indícios de irregularidade como a interposição fraudulenta de sócio ou titular.

Para ter certeza do que está acontecendo, realize uma consulta da situação cadastral do CNPJ no site da Receita Federal.

Situação cadastral CNPJ baixada

Situação cadastral CNPJ baixada

Você pode ter a inscrição do seu CNPJ baixada a partir de solicitação de ofício ou órgão competente. Para conferir a situação cadastral do CNPJ, não deixe fazer a consulta no site da Receita Federal – lembre-se de ter em mãos os 14 dígitos numéricos do seu registro.

Por fim, para fazer a reativação do CNPJ, deve ser constatado o funcionamento do seu negócio. Dessa forma, procure se informar sobre como comprovar essa situação para ter sua empresa sempre regularizada.

Ficou mais fácil saber como funciona a consulta da situação cadastral do CNPJ, não é mesmo? Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo.