Como emitir o DAS do MEI

Já fez o pagamento do seu DAS do MEI esse mês? Ainda não? Então não se esqueça de fazer isso, certo? Afinal de contas, como você já deve saber, todo microempreendedor individual possui esse compromisso mensal, o qual deve ser cumprido até, no máximo, o dia 20 de todo mês.

No entanto, se você abriu recentemente o seu MEI ou se pretende abrir em breve, é comum que tenha algumas dúvidas sobre o assunto, principalmente sobre como emitir o DAS do MEI.

A boa notícia é que este artigo vai servir como um guia completo de como emitir e fazer o pagamento desse documento tão importante.

Ao longo do conteúdo será possível descobrir como é rápido e simples ter acesso ao DAS e fazer o seu pagamento. Além disso, a boa notícia é que o valor a ser pago é realmente muito pequeno.

Caso ainda não saiba, abrir um MEI pode ser uma alternativa muito mais vantajosa para manter a sua empresa formalizada e legalizada, tudo sem precisar da ajuda de um contador, por exemplo. É por isso que uma das principais exigências para quem é Microempreendedor Individual é fazer corretamente o pagamento do DAS do MEI.

Sendo assim continue a sua leitura e saiba exatamente tudo a respeito do DAS do MEI a fim de ficar sem nenhuma dúvida sobre esse assunto. Tenha uma boa leitura.


O que é o DAS do MEI?

O DAS do MEI é uma sigla utilizada para a expressão: Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual.

De uma forma mais simplificada, é o boleto do MEI, o qual foi criado para facilitar e muito a vida do empresário. Isso porque qualquer outra empresa, que não seja MEI, deve calcular imposto por imposto todos os meses, algo que acaba dificultando bastante coisa.

No caso do MEI, tudo é diferente. Esse empresário precisa pagar apenas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecido como ICMS.

Além disso, de acordo com a atividade que ele presta, pode ser que também seja necessário pagar o Imposto sobre Serviços, ou ISS.

Sendo assim, foi exatamente para fazer e para facilitar todos os pagamentos que o DAS do MEI foi criado.

Esse documento é usado, principalmente, com o objetivo de recolher os impostos que um MEI deve pagar. Tudo em uma única guia e com um valor fixo todo mês.

Como emitir o DAS do MEI


Por que você é preciso pagar o DAS do MEI?

A resposta para essa pergunta, na verdade, é muito simples: para ficar em dia com todas as obrigações fiscais desse tipo de empresa. Não se esqueça de que é o DAS que reúne todos os impostos a serem pagos corretamente, certo?

Além de tudo, quando o empresário paga dentro do prazo as contribuições ele também garante o seu acesso a todos os benefícios oferecidos pelo INSS. Ou seja, fazer o pagamento é realmente muito importante.

Mas, quais são os benefícios do MEI? Será que realmente vale a pena? É claro que sim. Veja a seguir alguns dos principais benefícios que estão relacionados com a Previdência Social:

  • Fazer a contribuição para a aposentadoria. No caso do MEI ela é por idade, por isso é importante estar atento a possíveis mudanças nessas questões;
  • Ter o direito de receber aposentadoria por invalidez e auxílio doença, se necessário. No entanto, vale ressaltar que esses direitos apenas são concedidos depois de 12 meses de contribuição;
  • Ter direito ao salário maternidade, caso você seja uma mulher MEI formalizada.

Esses são apenas alguns dos benefícios que podem te incentivar a fazer o pagamento em dia do DAS do MEI.

Além disso, tenha sempre em mente que se a sua empresa possuir alguma mensalidade pendente, isso vai aparecer no certificado MEI e, consequentemente, pode prejudicar as suas operações.

Essa certificação também é chamada de Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e é usada em alguns casos como, por exemplo: fazer um financiamento bancário, solicitar crédito para fornecedores e abrir uma conta corrente.

Como emitir o DAS do MEI


Como emitir o DAS do MEI?

Finalmente chegou a hora de entender como ter acesso e emitir o DAS do MEI. Para isso, é claro, o primeiro passo é abrir um MEI, caso você ainda não tenha.

Feito isso, irá receber o número do seu CNPJ e, com ele, será possível ter acesso ao Portal do Empreendedor a fim de emitir os boletos e encontrar outras informações importantes sobre a sua empresa.

Veja a seguir um passo a passo completo de como emitir o DAS do MEI de uma forma bastante simples.

Preste bastante atenção para não ter mais nenhuma dúvida sobre o assunto.

  1. Acesse o Portal do Empreendedor por meio do link: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/;
  2. No canto esquerdo da página, selecione a opção “MEI”;
  3. Feito isso, o próximo passo é clicar em “Carnê MEI – DAS”, opção que também estará localizada no canto esquerdo da página;
  4. Depois de ser redirecionado para uma nova página, será necessário clicar na opção “emitir guia de pagamento”;
  5. Logo depois disso, o Portal do Empreendedor te redirecionará diretamente para o site da Receita da Fazenda;
  6. Agora é hora de colocar o CNPJ da empresa e colocar os caracteres que estão sendo mostrados na imagem. Fez isso? Então selecione a opção “continuar”;
  7. Depois de clicar em continuar irá aparecer o seu CNPJ e o seu nome empresarial. Veja se todas as informações estão corretas antes de continuar realmente;
  8. O próximo passo, portanto, é clicar na opção “emitir guia de pagamento DAS”, selecionar o ano e clicar na opção “continuar”;
  9. Pronto, agora já serão gerados automaticamente todos os boletos que estão pendentes até o final do ano. Basta escolher o do mês em questão para fazer o pagamento. Com o tempo, pode ter certeza de que todo esse procedimento ficará muito mais fácil.

Lembre-se também de que é possível colocar o DAS do MEI em débito automático, fica a sua escolha. Ao fazer isso, não é necessário ficar emitindo boletos para fazer o pagamento e também não dá para esquecer de pagar.