Como fazer parcelamento dos débitos do MEI

Precisa fazer o parcelamento do MEI? Confira as regras e saiba como funciona para quitar as parcelas

Que ser um Microempreendedor Individual, também conhecido como MEI, é algo bastante vantajoso.

No entanto, para ter acesso a todos os benefícios é necessário fazer o pagamento em dia das parcelas mensais, as quais abrangem todos os impostos que devem ser pagos.

Mas, e se houver atrasos? Apesar de não ser algo bom, a boa notícia é que dá para fazer parcelamento do MEI.

É isso mesmo! Qualquer Microempreendedor Individual que tem débitos com a Receita Federal pode fazer um parcelamento da dívida, para que assim consiga pagá-la sem que o valor pese no bolso.

Ao contrário do que muitos pensam, esse processo pode ser feito online e é realmente muito simples.


Opções para pagar os débitos do MEI

Na verdade, existem duas formas diferentes para se fazer o parcelamento do MEI. A primeira delas é através do Portal e-CAC. Aqui é necessário ter um código de acesso ou um certificado digital para conseguir concluir o processo. De qualquer forma, tudo é bastante fácil e autoexplicativo.

Por sua vez, a segunda opção para fazer o parcelamento do MEI é por meio do Portal do Simples Nacional. Nesse caso, para ter acesso também é preciso ter certificado digital ou utilizar o código de acesso gerado pelo próprio portal.

É importante lembrar que os dois portais mencionados acima são diferentes entre si, dessa forma a senha de um não é a mesma do que a do outro, certo?

No entanto, nos dois é possível usar o documento do responsável legal ou da própria empresa, ou seja, o CPF ou o CNPJ.

Para saber mais sobre o assunto, entender exatamente o que é um MEI e saber como fazer o parcelamento dos débitos atrasados é só continuar lendo este conteúdo até o final.

Como fazer parcelamento dos débitos do MEI


O que é MEI?

Caso ainda não saiba ao certo, como já mencionado antes, a sigla MEI quer dizer: Microempreendedor Individual.

Ela é utilizada para se referir a um profissional autônomo que fez um registro oficial no governo para ter o seu pequeno ou médio negócio legalizado.

Sendo assim, a partir do momento em que alguém se cadastra como MEI, essa pessoa passa a ter um CNPJ e, além disso, consegue emitir notas fiscais e ter direitos de uma pessoa jurídica.

E também, é claro, esse microempreendedor também precisa cumprir com algumas obrigações importantes como, por exemplo, fazer o pagamento de impostos todo mês.

A boa notícia é que no caso do MEI esses impostos já são calculados e enviados na forma de um boleto para os empresários. Ou seja, é algo muito mais prático do que ter que ficar calculando os valores de tudo.

Por mais que o valor desses impostos seja realmente baixo, não chegando a R$ 60 por mês, é comum que algumas pessoas se esqueçam de fazer o pagamento ou apenas vão deixando até que muitos acabem se acumulando.

Mesmo que a empresa não seja “fechada” por conta da falta de pagamento dos impostos, é provável que alguns problemas surjam, por isso é importante ter cuidado.

Mesmo para cancelar o MEI, por exemplo, é necessário fazer o pagamento de tudo aquilo que está pendente antes.

Mas, e se uma pessoa deixou acumular uma quantidade muito grande de meses? Ela precisa fazer o pagamento de uma só vez? A resposta é não. Hoje em dia é permitido fazer um parcelamento do MEI.

Dessa forma, mesmo que o valor dos débitos seja grande, não é necessário se matar para pagar tudo de uma vez e acabar entrando em uma dívida ainda maior. Entretanto, como fazer o parcelamento do MEI? Continue acompanhando o conteúdo para saber.


Como solicitar o parcelamento do MEI?

Como mencionado antes, existem duas formas diferentes de fazer o parcelamento do MEI. Por mais que os procedimentos sejam parecidos, existem algumas diferenças importantes entre eles.

Veja como fazer isso:

  1. Para começar, a primeira forma é entrando no Portal do Simples Nacional.
    Feito isso, vá com o cursor do mouse até o menu “Simei Serviços” e selecione a opção “parcelamento”.
    Em seguida, leia tudo o que está escrito na página e depois clique na opção que deseja, o portal disponibiliza três diferentes.
    Aqui é importante ter em mente que para acessar o parcelamento do MEI é necessário ter um código de acesso ou um certificado digital. Ambos podem ser liberados dentro do portal, basta seguir as recomendações;
  2. Já a segunda maneira é entrando no Portal e-CAC.
    Depois de entrar, o próximo passo é colocar o CNPJ ou CPF,  a senha e o código de acesso e clicar em “avançar”. Caso não tenha o código de acesso ou um certificado digital, vá nas opções do lado direito da página e siga todas as orientações para conseguir.
    Depois de fazer isso nos dois portais, basta acompanhar corretamente todos os processos que serão indicados.
    Tudo é bastante autoexplicativo, portanto é realmente difícil ter dúvidas na hora de fazer o parcelamento do MEI.
    Apenas não se esqueça de conferir todos os seus dados que irão aparecer na tela antes de confirmar qualquer coisa, certo?
    Além disso, dê uma olhada também nos valores dos débitos para ver se bate com aquilo que você sabia que estava devendo.
    Caso algo esteja incorreto, é necessário ir até a Receita Federal para fazer os ajustes necessários.
    Depois de fazer todo esses procedimentos para conseguir o parcelamento do MEI, não deixe de pagar os boletos mensais.
    Tanto do parcelamento das dívidas quanto dos próximos meses que continuarão sendo gerados normalmente.
    Portanto, fique bastante atento a tudo para evitar possíveis problemas maiores no futuro.

Como fazer parcelamento dos débitos do MEI


Parcelamento do MEI: não deixe para depois

Portanto, como você observou ao longo do artigo, fazer o parcelamento do MEI não é nada difícil.

A única coisa que pode ser um pouco mais complicada é gerar o código de acesso, mas isso ambos os portais vão te ajudar, então pode ficar tranquilo.

Que tal já tentar fazer esse parcelamento agora mesmo e se ver livre dos débitos o quanto antes?