Diferenças entre empresas Eireli, MEI e EI

Você sabe quais são as diferenças entre empresas Eireli, MEI e EI? Ainda não?

Então o que está esperando para ficar por dentro desse assunto? Mesmo que você não seja um empresário, pode ser que em breve apareça uma oportunidade. E, dessa forma, já terá em mente qual a melhor opção para escolher.

Ao todo, há três grandes opções de abrir empresas sem sócios: Eireli, MEI e EI. Sendo assim, entender como funciona cada uma delas é fundamental antes de abrir um negócio e começar as atividades.

Afinal de contas, todo um planejamento é necessário antes de tomar uma decisão tão importante, não é mesmo?

Portanto, continue a leitura do artigo e veja quais são as diferenças entre empresas Eireli, MEI e EI. Tenha uma boa leitura!

Diferenças entre empresas Eireli, MEI e EI


Características das empresas Eireli, MEI e EI

A seguir você verá quais são as diferenças entre empresas Eireli, MEI e EI. Preste bastante atenção a fim de fazer a escolha certa quando necessário!

Não se esqueça de que, ao contrário do que muitos pensam, existem sim diferenças importantes entre esses três tipos de empresas, por isso é realmente fundamental conhecer mais a fundo cada uma delas.

Empresa Eireli

Para começar, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, mais conhecida como Eireli, é uma opção Societária. No entanto, como esse tipo de empresa é capaz de responder somente a respeito do valor do capital social da empresa, ou seja, de maneira de limitada, ele acaba oferecendo uma certa autonomia da pessoa jurídica e da pessoa física.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como funciona uma empresa de Sociedade Anônima

Confira neste artigo todas as regras que envolvem uma empresa de sociedade anônima

As empresas brasileiras têm formas múltiplas de serem organizadas e uma delas é a conhecida como sociedade anônima (S/A).

Apesar de muitas pessoas não saberem como explicar esse funcionamento, elas já participam dessa forma de empresa quando compram ações, por exemplo.

Entenda já como é um empreendimento de sociedade anônima e as suas características.


Como a sociedade anônima funciona?

Nesse tipo de empresa, todos os seus lucros são “fatiados” em ações e elas podem ser vendidas e compradas, com a autorização da sua diretoria.

Quem tem a maior quantidade de ações se torna o sócio majoritário, o que significa que o controle das decisões é seu. Na prática, essa pessoa é a dona da empresa.

Os lucros que a sociedade anônima gera são distribuídos dentre os acionistas (quem tem ações) de acordo com a sua representação: quem tem 5% de ações recebe diferente de quem tem 75% de ações. Além disso, o tipo de ação comprada pode ser variado e valer mais.

Existem duas classificações diferentes: e sociedade anônima de capital fechado e a de capital aberto.

Na primeira, as ações não podem ser vendidas para qualquer pessoa: os acionistas que quiserem vende-las só pode fazê-lo para pessoas selecionadas e, às vezes, apenas para outros acionistas.

A sociedade anônima de capital aberto funciona de maneira contrária: as suas ações são negociadas nos conhecidos pregões.

As corretoras e os bancos apresentam as ações que a Bolsa de Valores tem daquela empresa, orientando os investidores inexperientes.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como funciona uma empresa de Sociedade Limitada

Confira um panorama geral sobre empresas de Sociedade Limitada e tire todas as dúvidas em relação ao tema

É bem comum ver empresas identificadas como “LTDA” e, apesar de a maioria das pessoas saber que se trata de uma sociedade limitada, poucos sabem quais são as características desse tipo de negócio.

Se você também não sabe, leia aqui como funciona uma empresa de sociedade limitada, quais são as obrigações dos seus acionistas e se ela é vantajosa.


O que é uma empresa de sociedade limitada?

O termo “limitada” significa que os ganhos e as responsabilidades dos acionistas não é total: os bens destes e da empresa em si não são misturados, evitando que haja prejuízo financeiro pessoal em caso de problemas comerciais.

Imagine-se uma empresa de jardinagem que tem três acionistas e é registrada em sociedade limitada. No caso de ela decretar falência, esta se relacionará apenas aos bens da empresa em si e não aos bens dos acionistas.

Os ganhos desses acionistas também são pré-estabelecidos: cada um deles tem uma porcentagem acordada e só recebem aquele montante.

Como funciona uma empresa de Sociedade Limitada


Contrato social para sociedade limitada

Para que a empresa de sociedade limitada funcione, é muito importante que o contrato social dela tenha todos os detalhes sobre os ganhos e os investimentos dos acionistas.

É necessário ainda que esse contrato social deixe claro que tipo de sociedade empresarial é e que os bens individuais não serão somados aos bens da pessoa jurídica criada.

Quanto mais específico for o contrato social, menos possibilidade de problemas para os acionistas no futuro, inclusive em caso de um deles querer deixar a empresa ou mesmo ser expulso.… Clique aqui para ler o artigo completo