Como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa

Você quer saber como descobrir o CNPJ pelo nome da empresa? Neste artigo nós vamos explicar em poucos passos o que você precisa fazer para realizar esse procedimento pela internet. Mas antes de começarmos, é preciso esclarecer que este tipo de serviço é limitado a poucos estados do Brasil. A grande maioria das Juntas Comerciais do país não oferece essa consulta online.

Quem pode fazer a consulta

Esse serviço é extremamente útil para aqueles empreendedores que registram um CNPJ, mas acabaram por deixar o cadastro inativo por muito tempo. Imagine que seja normal esquecer o número, logo, a consulta é de grande valia para essas pessoas que precisam recuperar o CNPJ por algum motivo. Se você se enquadra nessas condições, então aproveite as nossas dicas e aprenda a fazer a consulta.

Como consultar

descobrir-cnpj-nome-empresa

Para mostrar como funciona este serviço, nós vamos utilizar o sistema da Junta Comercial do Estado de São Paulo. Ele é um dos poucos, senão o único, a oferecer a pesquisa online. Embora seja de São Paulo, o site também exibe informações de empresas de outras regiões. Veja como fazer:

1. Acesse o site http://www.institucional.jucesp.sp.gov.br/;

2. No menu da página inicial, clique em “Serviços Online”;

consulta-cnpj-jucesp

3. Você verá a caixa de pesquisa solicitando o nome da empresa, a razão social ou o número do NIRE.

descobrir-cnpj-nome-empresa-pesquisa

Você não precisa digitar o nome ou a razão social exatamente como foram registradas. Basta informar um termo para o site exibir a listagem. Aí você pode localizar a sua empresa posteriormente. Na nossa busca, vamos utilizar a Petrobras como exemplo;

descobrir-cnpj-nome-empresa-petrobras

4. Veja que o site exibiu diversas empresas. Clique sobre o número do NIRE;

descobrir-cnpj-nome-empresa-listagem

Na página seguinte, você terá acesso às informações cadastrais da empresa, incluindo o número do CNPJ.

descobrir-cnpj-nome-empresa-resultado

Viu como é simples? Agora você já sabe como ter de volta o CNPJ da sua empresa. Se essa informação foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook.