Como consultar a situação do CNPJ na Receita Federal

O CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Esse documento é exigido de todo cidadão brasileiro que deseja abrir um negócio no país. A função principal é, basicamente, atribuir um registro semelhante ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) para administrar a situação das empresas instaladas no Brasil. A partir da emissão deste registro pela Receita Federal, o responsável pela entidade passa a responder como “Pessoa Jurídica” diante das leis fiscais e tributárias do país.

Como funciona

O documento em si, popularmente conhecido como “Cartão do CNPJ”, contém uma série de informações sobre a empresa, além de exibir alguns dados tributários. Veja o que você vai encontrar no CNPJ:

  • Nome da empresa
  • Data de abertura
  • Título ou nome fantasia (se tiver)
  • Código e descrição das atividades econômicas secundárias (se tiver)
  • Código e descrição da natureza jurídica
  • Endereço
  • Situação Cadastral

Como consultar

situacao-cnpj-receita-federal

Se você deseja consultar a situação do CNPJ na Receita Federal, há uma maneira muito prática e rápida para realizar esse procedimento. O órgão disponibiliza uma página na internet que fornece todas as informações atribuídas à sua empresa. Essa opção também é bastante procurada para quem quer emitir o Cartão do CNPJ. Confira esse passo a passo e veja como realizar a consulta.

1. Acesse o site da Receita Federal (idg.receita.fazenda.gov.br);

receita-federal

2. Na página inicial, clique no botão “Serviços para a Empresa”;

receita-federa-servicos-para-empresa

3. Agora você deve clicar no botão “Cadastros”;

receita-federal-cadastros

4. Nesta etapa, você precisa localizar o tópico “CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica” e clicar na opção “Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ”;

receita-federal-comprovante-cnpj

5. Agora que você chegou à página “Detalhes do Serviço”, é necessário clicar em “Acesso direto ou com senha específica”;

receita-federal-acesso-comprovante-cnpj

6. Nesta etapa, você precisa digitar o CNPJ desejado (coloque apenas números) e preencher os caracteres de segurança exibidos na imagem;

receita-federal-emitir-cnpj

7. Para verificar a situação do CNPJ, clique em “Consultar”;

cartão-cnpj

Além do nome empresarial e do nome fantasia, a consulta vai exibir código e descrição da atividade econômica principal, código e descrição da natureza jurídica, endereço e a situação cadastral atual.

Como imprimir

É muito comum que as pessoas precisem imprimir a situação do CNPJ para utilizar o documento como um comprovante da condição da empresa. Se esse é o seu caso, veja o que você precisa fazer para realizar a impressão.

1. Na tela em que é exibida a situação do CNPJ, você precisa rolar a página até o final e clicar no ícone “Preparar para Impressão”;

cartão-cnp-imprimir2. Será aberta uma nova janela com informações sobre as características da impressão (número de cópias, qualidade da impressão, quantidade de páginas, etc.); basta você clicar em “Imprimir” e aguardar a impressão do documento.

imprimir-cartao-cnpj

Como você estará imprimindo diretamente de uma página da internet, pode ser que a impressora demore um pouco para responder. Esse atraso é normal. Aguarde mais alguns segundos e você terá o comprovante em mãos.

Se essa informação sobre a consulta do CNPJ foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.