Como funciona o SINTEGRA

O SINTEGRA é Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Em operação desde 1997, ele é um sistema que reúne vários procedimentos administrativos e programas de computadores que servem de apoio para os profissionais de Administrações Tributárias.

Pelo lado de quem possui um CNPJ, o Sintegra é uma maneira de padronizar e simplificar o processo de informar os dados referentes às operações de vendas, prestação de serviços e compra de produtos no âmbito estadual e interestadual. Já com relação aos órgãos dos fiscos estaduais, o sistema oferece mais agilidade e segurança para as informações enviadas pelos contribuintes, facilitando também a comunicação e a troca de dados entre os estados.

Operação do sistema

O SINTEGRA facilita a troca de informações entre os contribuintes e os fiscos estaduais, aproximando ainda mais esse fluxo de dados nas Administrações Tributárias de todo país. Os arquivos enviados pelas empresas são validados por um software e entregues sempre através da internet usando a TED – Transmissão Eletrônica de Documentos. Vale lembrar que os programas necessários podem ser facilmente baixados no próprio portal do sistema.

Embora sejam totalmente integradas ao SINTEGRA, as empresas ainda precisam enviar mensalmente os dados para a Secretaria da Fazenda do Estado em que estão instaladas. Nesse relatório digital é necessário constar todas as transações comerciais feitas durante todo o período em que elas estiverem ligadas ao SINTEGRA estadual.

Nos casos em que a companhia não estiver conectada ao sistema, também é preciso enviar esse relatório mensal diretamente para a SEFAZ.… Clique aqui para ler o artigo completo