Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa

Você sonha em ter o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Pois bem, antes de colocar as ideias em prática ou de estabelecer um orçamento, é preciso reunir toda a documentação necessária para a abertura de uma empresa.

Dessa forma, você conseguirá evitar possíveis atrasos e terá a garantia de que seus planos possam fluir corretamente, sem muitos obstáculos e imprevistos pelo caminho.

Neste post você vai conhecer os principais documentos para abrir uma empresa. Mas antes de começarmos, vale lembrar que cada segmento empresarial possui uma documentação especifica. Entretanto, existem informações básicas que servem para todos os ramos de negócio. Veja como funciona.

Passo a Passo para abrir sua empresa

Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa

Vamos iniciar essa empreitada com uma pesquisa básica. É preciso verificar na praça se há algum outro estabelecimento com o nome que você dará ao seu negócio. No site da Junta Comercial você consegue realizar essa consulta e conferir a disponibilidade do nome do seu negócio.

Após essa confirmação, é necessário que você vá pessoalmente à junta comercial ou a um cartório. Nestes locais você pode fazer um registro que é parecido com uma Certidão de Nascimento.

Entretanto, vale lembrar que o registro apenas oficializa a existência de sua empresa. Isso não significa que você poderá começar a atuar com ela.

Nesse processo de registro, é fundamental que você leve diversos documentos e preencha inúmeros formulários, que variam de acordo com cada região. Porém basicamente, você precisa apresentar o contrato social e documentos pessoais.

Contrato Social: o que é?

O Contrato Social documento importantíssimo para sua empresa. Você terá que descrever nesse contrato o objetivo de seu negócio, interesses, o aspecto societário e a forma de integralizar as cotas.

Empresas de porte médio e grande devem, obrigatoriamente, conter a assinatura de um advogado. As pequenas e microempresas não precisam.

Prosseguindo com o pedido de abertura

Se até o momento tudo deu certo, você estará pronto para seguir adiante no pedido do CNPJ. Nesta etapa será feito o arquivamento do ato de constituição de sua empresa. Você tem que ter os seguintes documentos na data:

  • 3 vias do Contrato Social
  • Cópia autenticada dos documentos pessoais do titular ou sócios (RG e CPF)
  • 1 via da Capa da Junta Comercial (requerimento padrão)
  • 1 via da Ficha de Cadastro Nacional do modelo um e dois
  • Realizar os pagamentos de taxas referentes a DARF

Os valores cobrados de taxas podem ser diferentes em cada estado, sendo necessário entrar no site da Junta Comercial do local onde se pretende abrir a empresa e consultar de antemão.

Após entregar toda essa documentação, sua empresa recebe o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa). Esse número é um carimbo ou uma etiqueta que contém a numeração fixa no ato constitutivo informado anteriormente.

Cadastrar CNPJ

Finalizada a parte do NIRE, vem a hora de cadastrar seu CNPJ. Tenha em mente qual é o ramo correto da sua empresa, pois será preciso informar na hora de efetuar o cadastro.

Você irá escolher uma atividade para ser a principal e as seguintes como secundárias. O CNPJ serve tanto para acertar os tributos como também para a fiscalização.

Mas lembre-se que há segmentos empresarias que não precisam do CNPJ. Verifique essa informação antes de iniciar este processo.

Você acabou de conferir as orientações sobre a documentação para abrir uma empresa. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.