Guia do eSocial: prazo o pagamento de dezembro termina nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (7) termina o prazo para os empregadores realizarem o pagamento da guia do eSocial (Simples Doméstico) correspondente ao mês de dezembro. O documento tem como referência os encargos referentes à parcela final do 13º e também ao salário de dezembro dos empregados domésticos. Estão inclusos os tributos do INSS, do FGTS e, em casos específicos, do Imposto de Renda retido na fonte (IRRF).

Como funciona o pagamento

A Receita Federal explica que o pagamento deve ser feito em duas guias diferentes, ou seja, uma para o 13º e outra para os dias trabalhados em dezembro. Mas atenção: primeiro é necessário finalizar a folha do 13º salário e posteriormente encerrar a folha de dezembro.

Cadastro no eSocial

Antes de tirar a guia, os patrões devem se cadastrar no site do eSocial e preencher todas as informações solicitadas pelo sistema. Depois dessa etapa, é preciso registrar os dados de cada funcionário individualmente. Para aprender a fazer os cadastros e consultar toda a documentação necessária, clique aqui.

Onde pagar

Com os cadastros finalizados, os empregadores podem finalmente emitir a guia contendo o valor dos tributos e o código de barras. O pagamento pode ser feito em toda a rede bancária, seja pelas agências ou pelo serviço online. Se houver atrasos, será aplicada uma multa diária de 0,33%, com limite e 20% sobre o valor total.

Se essa informação sobre o pagamento da guia do eSocial foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.… Clique aqui para ler o artigo completo