É possível abrir o CNPJ pela internet?

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, popularmente conhecido como CNPJ, é um documento obrigatório para quem deseja atuar como empresa no Brasil. Ele é disponibilizado pela Receita Federal, e parte do processo de abertura do CNPJ pode ser feito pela internet. Há duas maneiras para dar prosseguimento a esse pedido:

1. O empresário pode optar por realizar todos os trâmites sozinho.

2. O empresário pode contratar os serviços de um contador para realizar esse trabalho.

Iniciando o pedido do CNPJ pela internet

cnpj-pela-internet

Como falamos anteriormente, você pode iniciar o seu pedido de abertura do CNPJ pela internet. Posteriormente, no entanto, será necessário encaminhar a documentação para um posto da Receita Federal. Para solicitar o documento pela web, você precisa seguir os passos que vamos explicar agora.

1. Acessar o aplicativo do CNPJ

E através do aplicativo de Coleta Online do CNPJ (Coleta Web) que você vai gerar as informações da sua empresa para enviar à Receita. Você deverá preencher a “Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica”, quadro de sócios que irão compor a empresa e também os seus administradores.

2. Preencher os dados da empresa

Informar a Razão Social, o endereço completo e o ramo em que a firma irá atuar. No campo referente ao quadro de sócios, é preciso preencher com os nomes de todas as pessoas que entrarão em sociedade nesse novo negócio (se houver sociedade). Também é necessário informar as responsabilidades que cada um terá, bem como o capital de cada representante.

3. Gerar os dados para a Receita

Agora você deve clicar na opção “Gerar”. Neste momento, as informações preenchidas serão enviadas para a Receita e um número de recibo de entrega será gerado. É através deste número que você vai poder acompanhar o seu pedido.

4. Análise da Receita Federal

O sistema da Receita irá fazer uma espécie de “varredura” para saber se alguma informação importante não foi preenchida, ou se há algum tipo de impedimento para a geração do CNPJ. Caso a sua solicitação não seja aprovada, serão informados os erros encontrados e também a maneira de resolvê-los para que o processo possa ser continuado. Se tudo estiver em ordem, você já poderá imprimir o documento contendo o seu pedido. Este será o “Documento Básico de Entrada do CNPJ”, também conhecido como DBE.

Entrega de documentos

Em temos gerais, o procedimento feito via internet contempla apenas até essa fase. A sua continuação irá exigir a presença do solicitante para apresentar a documentação junto à Receita. O próximo passo será imprimir os documentos gerados online, fazer o reconhecimento de firma e, em seguida, enviar para a Unidade Cadastradora. O endereço do posto da Receita Federal será informado no momento em que você finalizar o processo via web. Vale lembra que a entrega desses documentos pode ser feita também pelos Correios, como também pessoalmente.

Prazo para receber o CNPJ

O tempo médio para receber o número de CNPJ costuma variar muito de município para município, um grande influenciador é a quantidade de pedidos que estejam tramitando. Esse prazo pode levar até 30 dias. O acompanhamento pode ser feito por este link. Caso haja algum problema no seu pedido, a informação poderá ser consultada também on-line, caso contrário, basta apenas esperar a liberação do seu registro.

Esse foi o nosso tutorial explicando como abrir o CNPJ pela internet. Se as informações foram úteis para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.