Como consultar a Inscrição Estadual pelo SINTEGRA-PE

Para uma empresa ter sucesso na área financeira é necessário um equilíbrio entre boa administração e gestão. Porém, vários empresários encontram dificuldade de crescer nesse sentido e enfrentam muitos empecilhos na parte financeira, mesmo sabendo tudo sobre seus negócios e o ramo em que estão inseridos.

Mas graças à internet e tecnologia, existem novas ferramentas que podem ajudar nesse quesito, facilitando a vida dos empreendedores. Nos últimos anos foram feitos vários sistemas com a finalidade de fazer a fiscalização tributária, ajudando a controlar a parte financeira das empresas.

Um desses sistemas é o SINTEGRA-PE, que significa Sistema Integrado de informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Ele é um programa criado pelo governo que já é utilizado por milhares de empresas em todo o Brasil.


Como funciona o SINTEGRA

O SINTEGRA serve principalmente como apoio a todos os administradores tributários, pois fornece as informações relacionadas ao Fisco, incluindo a Inscrição Estadual. Além disso, ele promove a aprimoramento dos dados se baseando em documentos fiscais.

Para enquadrar a sua empresa no sistema, é necessário fazer um arquivo com todas as transações que já foram realizadas pela sua empresa e, em seguida, enviar para a Secretaria da fazenda do Estado, por meio da internet.  A SEFAZ avalia os documentos entra em contato caso sua empresa tenha os requisitos para se enquadrar no SINTEGRA.

Caso ela se enquadre, mensalmente você deve enviar os documentos para a Fazenda. Esquecer de enviar ou não querer fazer o envio pode acarretar em punições legais. Portanto, fique atento para não sujar o nome da sua empresa por causa de distrações.


Empresas que devem utilizar o SINTEGRA

Devem utilizar o SINTEGRA os empresários que são contribuintes e usuários do sistema de processamento eletrônico de dados para notas fiscais, cupons fiscais e também escrituração de livros fiscais.

Para enviar os dados ao sistema, todas as informações devem estar contidas no mesmo arquivo, com as movimentações mensais completas, tanto internas, quanto externas, internacionais ou estaduais.


Consulta da Inscrição Estadual pelo Sintegra-PE

Como consultar a Inscrição Estadual pelo SINTEGRA-PE

Para fazer a consulta da empresa no site do SINTEGRA-PE, siga o passo a passo que vamos apresentar a partir de agora:

1. Acesse o site oficial do SINTEGRA, que é www.sintegra.gov.br ;

2. Em seguida, clique no estado de Pernambuco na representação do mapa do Brasil exibido na página; se preferir, clique no nome do estado que é exibido no menu à direita;

3. Agora selecione a caixa do Captcha para confirmar que você não é um robô;

4. Digite o documento de identificação que você vai usar para fazer a pesquisa (como você quer saber a Inscrição Estadual, digite o CNPJ ou o CPF); ao finalizar, clique em ‘Localizar’

5. Na próxima página você poderá conferir as informações relacionadas com o CNPJ da empresa que foi pesquisada, incluindo a Inscrição Estadual e a razão social.


Consulta da Inscrição Estadual pela SEFAZ

É possível também realizar a consulta da Inscrição Estadual através do site da SEFAZ de Pernambuco. Veja como funciona:

1. Acesse o site https://www.sefaz.pe.gov.br/;

2. No menu principal, localize a opção ‘Serviços’ e clique em ‘SINTEGRA’;

3. Na próxima tela, clique em ‘Cadastro Pernambuco’;

4. Selecione a caixa do Captcha para comprovar que você é um ser humano;

5. Escolhe entre número de CPF ou CNPJ;

6. Digite o número do documento e clique em ‘Localizar’.

7. Na página seguinte você verá todos os dados referentes ao CNPJ pesquisado.

Você acabou de conferir informações sobre a consulta no SINTEGRA-PE. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.