Como imprimir a consulta do CNPJ pelo site da Receita

Para ter um negócio reconhecido legalmente, que cumpre com seus deveres tributários, pode contratar e emitir nota fiscal o empresário precisa de um CNPJ. Esse documento é praticamente uma versão do CPF para pessoas jurídicas que identifica a empresa. O número também abre a possibilidade de pedir financiamento ou fazer parte de projetos de incentivo ao empresário. Quem já tem o número pode realizar a impressão da consulta do CNPJ pelo site da Receita Federal.

É essencial garantir seu CNPJ, existem diversos tipos de planos para optar. Para escolher qual é o mais adequado para a sua empresa você deve considerar o faturamento anual e quantidade de pessoas envolvidas.

A sociedade LTDA, por exemplo, é um tipo de empresa que possui sócios definidos através do contrato. Existe também a sociedade anônima (S.A.) que também possui sócios, mas que são somente acionistas (donos de ações), não membros da diretoria da empresa.

As empresas menores podem optar por MEI ou empresário individual.

O MEI é a categoria de microempreendedor individual, na qual se encaixam empresas e pequenos negócios que faturam R$60 mil anuais ou R$5 mil mensais. O empresário individual é a empresa constituída somente por uma pessoa física.

Também existe a empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI), uma novidade no brasil. Esse tipo de empresa deve possuir apenas um sócio e ter capital de pelo menos 100 vezes o salário mínimo vigente.

Nesse artigo você aprenderá as informações mais importantes sobre o CNPJ, como consultar e imprimir seu número.


Importância do CNPJ para a empresa

Sabendo que o CNPJ é o número de identificação da empresa torna-se impossível ignorá-lo. Ele é o que comprova a existência da empresa legalmente e também algumas informações.

Utilizando esse número conseguimos todas as informações importantes como endereço, nome, nome fantasia, data de abertura, qual atividade econômica realiza. Também é possível identificar sua natureza jurídica, dados tributários e situação com a receita federal.

Ou seja, só através do número do CNPJ é possível que a empresa fique em dia com seus tributos e impostos. Sem ele além de atuar de maneira ilegal é impossível recolher os tributos referentes a sua atividade econômica.

O número do CNPJ é emitido pela Receita Federal. Para conseguir sua emissão o empresário deve primeiro escolher o tipo ideal de empresa. Alguém que trabalhe sozinho ou tenha uma pequena empresa que ainda não alcançou o teto de rendimentos pode preferir o MEI, por exemplo.

Optar pelo MEI ou por ser um empresário individual também traz algumas mudanças nos tributos que acontecem através do Simples Nacional ou do SIMEI.

Empresas maiores e com maior rendimento também podem optar por uma LTDA, caso existam sócios, ou S.A., se tiver acionistas. Dependendo do tipo de empresa escolhido pode ser necessário a ajuda de um profissional de Direito.

Para abrir o MEI ou ser empresário individual o processo é completamente online. Só é preciso o alvará da prefeitura da cidade. Já a LTDA e S.A. precisam elaborar um contrato social que define as atuações da empresa para depois realizar o processo de abertura no site da Receita Federal.


Consulta da situação cadastral do CNPJ

A consulta dos dados do CNPJ é bastante simples e acontece diretamente no site da Receita Federal.

  1. Entre no site da Receita Federal.
  2. Selecione o botão “CNPJ”.
  3. Procure a seção de consultas e selecione “EMISSÃO DE COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E SITUAÇÃO CADASTRAL”.
  4. Digite o número do CNPJ sem pontos ou barras.
  5. Clique em “CONSULTAR”.

Após a página com todas as informações do CNPJ abrir você já pode imprimir. Role a página até o final e clique no botão que está no canto inferior direito “PREPARAR PÁGINA PARA IMPRESSÃO”. Agora é só confirmar a impressão em sua impressora padrão.