Como fazer o pagamento mensal do DAS para MEI

O programa de Microempreendedor Individual (MEI) acabou ajudando diversos trabalhadores a formalizarem o seu negócio, visto que através do pagamento mensal de uma taxa, é possível ter todos os direitos trabalhistas.

Através do MEI, inclusive, o empresário tem condições até de manter um funcionário, ou seja, também é uma maneira de fazer com que a empresa cresça cada vez mais.

O que é o DAS

Para facilitar ainda mais a vida desses empreendedores, o programa oferece a possibilidade de realizar o pagamento mensal do DAS para MEI via internet, ou ainda, a opção de gerar o documento para efetuar esse pagamento diretamente no banco.

O DAS é o Documento de Arrecadação Simples. Ele deve ser pago mensalmente para que a pessoa continue tendo todos os benefícios de fazer parte do programa.

Através dessa taxa obrigatória, o MEI conta com diferentes benefícios, como mencionado acima, entre eles o direito a receber o auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria, entre outros, por esse motivo é tão importante manter esse documento em dia.

A Guia de Recolhimento também pode ser retirada pela internet, através do Programa Gerador do Documento de Arrecadação (DAS) para o MEI. Ela está disponível neste link.

Quem escolhe essa opção pode pagar o documento nas Casas Lotéricas ou na rede bancária, sendo que como mencionado anteriormente, esse pagamento também pode ser feito através da internet.

Como realizar o pagamento e quem pode utilizar o sistema online

Como fazer o pagamento mensal do DAS para MEI

Apesar de ser uma vantagem extra para quem deseja quitar os seus boletos de maneira mais rápida, o certo é que somente correntistas do Banco do Brasil, que não estejam recebendo nenhum benefício do INSS, podem realizar o pagamento do DAS online.

Se você não se enquadra nesse perfil, deverá emitir a guia e realizar o pagamento diretamente no seu banco. Sendo que para os que se encaixam nesse perfil basta:

1. Acessar o Programa Gerador do Documento de Arrecadação;

2. Digitar o número do CNPJ e os caracteres da imagem apresentada, somente dessa forma é possível continuar com o processo.

3. Ler com muita atenção as informações geradas pelo site, e caso concorde com tudo o que está escrito clicar em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”.

4. Selecionar o ano referente a guia que se deseja emitir, bem como o mês (ou meses) de referência desse documento.

5. Informar a data prevista de pagamento.

6. Ler todas as informações repassadas pelo sistema e clicar na opção “Pagar Online”.

7. Informar se você é cliente do Banco do Brasil e se possui acesso ao Internet Banking.

8. Clicar em “Prosseguir”, nesse momento o contribuinte será redimensionado para a página do banco e deverá seguir o procedimento padrão de pagamento via internet banking da instituição.

Após a confirmação de pagamento emitida pelo Banco do Brasil, você poderá imprimir o seu comprovante, ou se desejar, também poderá salvá-lo no seu computador.

Caso você feche sem querer a guia com o comprovante de pagamento, ou no caso de haver perdido a conexão, essa confirmação poderá ser consultada no Portal Simples Nacional, sendo que também há janelas extras para contornar esses problemas.

O certo é que diante de qualquer imprevisto durante esse pagamento, o ideal é salvar a tela com todas as informações que foram inseridas. Nela irá constar o número documento, o valor que foi pago, o número referente à transação, o horário e data em que o envio foi realizado.

Tudo isso acaba sendo uma prova e uma segurança extra para as pessoas, caso tenham que apresentar alguma comprovação no futuro, seja para o banco, seja para a própria Receita Federal.

Você acabou de conferir as informações sobre o pagamento do DAS para MEI. Se elas foram úteis para você compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.