Como descobrir o CNAE de uma empresa pela internet

Saber a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) da empresa é fundamental para tomar certas medidas, como, por exemplo, se o empresário poderá optar pelo Simples Nacional. Essa foi a maneira encontrada pela Receita Federal para padronizar as informações de todas as instituições no Brasil. Esse sistema é usado para enquadrar cada empresa em sua modalidade de atuação correspondente. Veja para quais condições o CNAE é necessário:

  • Empresas públicas
  • Empresas privadas
  • Empresas que produzem bens
  • Empresas prestadoras de serviços
  • ONGs
  • Instituições agrícolas
  • Profissionais autônomos

Como consultar o CNAE

descobrir-cnae-pela-internet

A consulta do CNAE é muito simples e pode ser feita on-line. Confira o nosso passo-a-passo e aprenda como descobrir o CNAE de uma empresa pela internet.

1. O primeiro passo para saber o código exato que a empresa está inserida é consultar a página oficial no IBGE pelo endereço www.cnae.ibge.gov.br.

2. Agora clique na aba “Estrutura”, localizada na página inicial.

consultar-cnae-estrutura

2. Neste momento, você terá uma visão geral de todas as seções do CNAE. Analise as opções disponíveis, pois elas serão mais específicas. É necessário saber exatamente o ramo de atuação da empresa. Neste momento serão apresentadas as seguintes opções:

  • Seção
  • Divisão
  • Grupo
  • Classe correspondente ao tipo de atividade exercida

consultar-cnae-descricao

3. Após preencher todos esses campos, irá ser apresentado o CNAE-Fiscal que deverá conter sete números. Para entender melhor e saber escolher as opções mais adequadas, vamos apresentar um exemplo prático. Se uma empresa de eletrodomésticos deseja descobrir o seu CNAE, o empresário deverá escolher, nessa ordem, as seguintes opções:

Seção G: Comércio; Reparação de veículos automotores e motocicletas

consultar-cnae-comercio

Divisão 47: Comércio varejista

consultar-cnae-comercio-varejista

Grupo 475: Comércio varejista de equipamentos de informática e comunicação; Equipamentos e artigos de uso doméstico

consultar-cnae-comercio-varejo

Classe 4753-9: Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo.

consultar-cnae-comercio-varejista-equipamentos

No caso desta empresa, o CNAE seria 4753-9/00.

consultar-numero-cnae

Consultar o CNAE pelo site da Receita

Também é possível descobrir esse número através do site da Receita Federal, bastando apenas informar o CNPJ, para esse caso é preciso:

1. Acessar o site da Receita pelo endereço http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp

2. Digitar o CNPJ da empresa e os caracteres de segurança e clicar em “Consultar”.

consultar-cnae-receita-federal

Com essas informações em mãos, você terá condições de saber se pode ou não optar pelo Simples Nacional, facilitando bastante a gestão financeira da sua empresa. Porém, o processo não acaba por aí. É obrigatório consultar a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, disponível no site da Receita pelo link http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/legislacao/resolucoes-do-cgsn.

Nesta página estão descritos todos os CNAE que possuem algum tipo de impedimento, bem como o motivo dessa ressalva. Por exemplo, empresas que prestam serviços de transporte de passageiros, tanto intermunicipal, quanto interestadual, não se enquadram no Simples Nacional.

O mesmo vale para as pequenas e microempresas, que mesmo que pratiquem atividades que sejam permitidas, mas por alguma razão ofereçam um produto ou serviço não-autorizado, também não poderão fazer uso dessa opção.

Essas foram as informações para você aprender a consultar o CNAE pela internet. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.