Como consultar o CNPJ pelo nome fantasia

Toda empresa possui a opção de colocar entre as suas informações o chamado “nome fantasia”. É através dele que o público e os consumidores o conhecerão popularmente. Das grandes corporações aos pequenos empreendimentos, a maior parte costuma utilizar esta nomenclatura em seus negócios.

Se você precisa consultar o CNPJ pelo nome fantasia de uma empresa, este procedimento é totalmente possível através do site da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

O processo completo é feito online, o que deixa tudo ainda mais prático. A partir de agora nós vamos explicar como você deve realizar a pesquisa. Acompanhe as orientações.

Passo a passo para consultar o CNPJ

consultar-cnpj-nome-fantasia

O processo para verificar o CNPJ de uma empresa através do seu nome fantasia é muito rápido e simples. Veja como funciona:

1. Acesse o site da Jucesp pelo endereço www.jucesponline.sp.gov.br.

2. Na caixa de busca presente na página principal, basta digitar o nome da empresa que deseja consultar o CNPJ; em seguida clicar em buscar.

consulta-cnpj-nome-fantasia-busca

3. Em seguida, o sistema irá apresentar todas as opções de CNPJ que estejam ligadas ao nome fantasia que você pesquisou.

consulta-cnpj-nome-fantasia-resultado

Vale lembrar que as grandes companhias costumam ter vários CNPJs por conta das inúmeras atividades que desenvolvem. Mesmo que o nome fantasia seja igual, o nome oficial apresenta diferentes classificações.

Se você clicar na opção “NIRE”, é possível conferir todas as opções de nomes referentes à empresa, bem como o estado em que ela está situada, o objetivo e também o seu capital.

consulta-cnpj-nome-fantasia-nire

Outras consultas no Jucesp

No portal da Junta Comercial do Estado de São Paulo, é possível realizar as mais variadas pesquisas relacionadas às empresas que fazem parte do seu banco de dados.

Além de descobrir o CNPJ pelo nome da empresa ou do nome fantasia, você ainda pode acessar dados mais específicos no campo de “Busca Avançada”. Neste caso, é necessário preencher dados como, por exemplo, a razão social e o tipo da empresa.

Alguns desses serviços são gratuitos, como os mencionados logo abaixo.

Gratuito Com senha

  1. Agendamento de Atendimento Presencial
  2. Certidão Específica Pré-formatada
  3. Certidão Simplificada
  4. Certidão Simplificada Para Filiais com Sede em Outra Unidade da Federação
  5. Consulta de Nome Empresarial
  6. Cópia Digitalizada de Documentos Arquivados (cópia simples – não tem valor jurídico de certidão)
  7. Ficha de Breve Relato Digitalizada (dados anteriores a 1992)
  8. Ficha Cadastral Completa (dados a partir de 1992)
  9. Ficha Cadastral Simplificada (dados atuais da empresa)
  10. Solicitação de Correção de Dados Cadastrais

Mas para outras solicitações, você precisa se cadastrar no site. Algumas consultas, inclusive, são cobradas. É o caso das opções a seguir:

Serviço Tarifado Com senha

  1. Certidão Específica com Teor Solicitado
  2. Certidão Específica com Teor Solicitado – Negativa de Pessoa Física
  3. Certidão Específica com Teor Solicitado – Negativa de Pessoa Jurídica
  4. Certidão Específica com Teor Solicitado – Registro de Livros
  5. Solicitação de Digitalização de Documentos Arquivados
  6. N Solicitação de FBR – Ficha de Breve Relato (dados anteriores a 1992)

Você acabou de conferir as informações sobre a consulta do CNPJ pelo nome fantasia. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.