Como consultar o CNPJ pela razão social

Se você está precisando consultar o CNPJ pela razão social de uma empresa, então você acabou de chegar ao lugar certo. Neste texto nós vamos explicar todos os procedimentos necessários para você fazer a pesquisa do jeito certo pela internet.

A título de informação, a consulta do CNPJ é um instrumento fundamental para acompanhar a situação de um negócio ao Fisco. É através dela que você pode descobrir eventuais atrasos ou irregularidades no histórico da empresa.

Passo a passo para fazer a consulta do CNPJ

consultar-cnpj-razao-social

No Brasil, toda empresa que deseja ficar em dia com a Receita Federal necessita ter um CNPJ ativo. É através desse número que são armazenadas uma série de informações referentes à empresa junto aos órgãos competentes do país.

Na maioria dos estados brasileiros, não é necessário ir até uma agência da Receita para conseguir consultar o CNPJ pela razão social. Mas fique atento (a), pois nem toda Junta Comercial oferece esse serviço.

Portanto, você deve verificar no site de cada estado se essa forma de consulta está disponível para a sua região. No estado de São Paulo, por exemplo, todo o procedimento está disponível online. Para realizar a operação, basta seguir o seguinte passo a passo:

1. Acesse o site da Junta Comercial do estado onde a empresa está situada. Para o nosso exemplo, iremos utilizar a Junta de São Paulo; o endereço https://www.jucesponline.sp.gov.br/.

2. Clique na opção “Serviços Online” localizada no menu superior da página inicial.

consultar-cnpj-razao-social-menu

3. Digite a razão social na caixa de busca que irá aparecer logo em seguida. Você precisa digitar o nome com todas as letras corretas, tal como está registrado. Somente dessa forma o sistema poderá localizar o CNPJ sem erros.

consultar-cnpj-razao-social-nome-empresa

4. Após clicar em “Buscar”, o site vai apresentar uma lista de opções.

consultar-cnpj-razao-social-nome-empresa-lista

5. Ao clicar no “NIRE”, número localizado do lado esquerdo da tabela, você verá uma tela com todas as informações da empresa. Além do CNPJ, também será mostrado o endereço, o tipo, o início de atividade, capital, entre outras informações cadastradas.

Toda a pesquisa é realizada de maneira rápida e simples. Vale lembrar que se a empresa que você procura não estiver listada, é necessário verificar se o nome está escrito corretamente.

Verifique se não falta alguma letra ou número, pois caso a razão social esteja errada ou incompleta, o sistema não poderá apresentar as informações pertinentes à busca.

Essas foram as informações relacionadas à consulta do CNPJ pela razão social da empresa. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Uma resposta para Como consultar o CNPJ pela razão social

Postar um comentário