Como consultar a Inscrição Estadual no SINTEGRA-PR

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA) se trata de um conjunto de procedimentos administrativos que está integrado em todos os estados brasileiros.

É uma forma de controlar os impostos das empresas nas operações de compras e vendas de mercadorias. Caso você more no Paraná e possui uma empresa, mas não sabe como consultar o cadastro, acompanhe o texto até o final e veja como fazer a consulta da Inscrição Estadual no SINTEGRA-PR.


O que é o SINTEGRA e qual a sua funcionalidade

O SINTEGRA se trata de um conjunto de plataformas administrativas e computacionais de apoio, sendo uma maneira de também controlar os impostos das empresas na entrada e saída de mercadoria.

Esses sistemas estão sendo adotados simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação, ou seja, estão implantados em todos os estados brasileiros.

Em vista das empresas, o objetivo desse conjunto de sistemas é de simplificar e homogeneizar ao máximo as obrigações de fornecimento de informações referentes às operações de compra, de venda e de prestação de serviços.

Já em relação ao próprio estado, o propósito é de proporcionar ainda mais agilidade e confiança no tratamento dessas informações recebidas das empresas e sobre a troca de dados entre os estados do Brasil.

Todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de procedimento de dados, mesmo que por meio de terceiros, deve ter acesso ao SINTEGRA. Para que as informações sejam enviadas, a empresa deve ter acesso ao programa validador que é disponibilizado pela Secretaria da Fazenda do estado em questão.

Sendo assim, o SINTEGRA, nada mais é do que um software (programa de computador) que foi criado com o objetivo de padronizar os envios das informações para os órgãos públicos responsáveis pela determinação e arrecadação de taxas e impostos. Ele organiza os registros que mudam de acordo com cada estado.


Como fazer a consulta de cadastro da empresa SINTEGRA-PR

Como consultar a Inscrição Estadual no SINTEGRA-PR

A consulta da Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA-PR é muito simples. Veja como funciona:

1. Acessar o site oficial do SINTEGRA pelo endereço; será exibido um mapa do Brasil.

2. Dentre as opções de estado disponíveis, basta você procurar pela que te atende, ou seja, de onde você está enviando as informações. No nosso caso, basta clicar em “PR”. Também há a opção de procurar pelo nome em uma lista do lado direito da tela. Ao encontrar “Paraná”, é só clicar;

3. Em seguida, aparecerá uma página de consulta que pode ser localizada pelo CCE (IE), CPF ou CNPJ.

4. Digitando corretamente os números da opção que você escolheu, logo em seguida você deverá clicar em “Consultar”. Por fim, as informações do cadastro serão exibidas.


Consulta da Inscrição Estadual de Produtor Rural

Em relação aos produtores rurais, eles devem possuir uma Inscrição Estadual do Produtor Rural (CAD/PRO), que deve ser exclusivamente para efeitos de comercialização da produção dos produtos rurais. A consulta para esses produtores se dá da mesma forma que para as empresas comuns, como explicamos no tópico anterior.

Consulta na Receita Federal do Paraná

Além disso, no site da Secretaria da Fazenda do Paraná é possível fazer a consulta pública de cadastro especialmente para as empresas e produtores rurais do estado.

Na página da SEFAZ-PR, você deve inserir o CNPJ e a inscrição estadual, caso se trate de uma empresa, e a Inscrição Estadual para produtores rurais, se for o caso de um produtor rural (também pode ser usado o CPF nessa ocasião). Para concluir a consulta, basta clicar em “consultar”.

Você acabou de conferir as informações para consultar a Inscrição Estadual no SINTEGRA-PR. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.