Como consultar a Inscrição Estadual no Espírito Santo

Administrar uma empresa pode ser complexo, especialmente num país tão cheio de burocracias como o Brasil. Muitos empresários e administradores se confundem com os números de identificação da sua empresa, entre eles está a Inscrição Estadual. Esse é um número bastante similar ao CNPJ, mas é importante lembrar que não são a mesma coisa.

A Inscrição Estadual é um número emitido pela secretaria da fazendo de cada estado que serve para fazer o cadastro do ICMS da empresa. Para que a empresa consiga pagar o ICMS ela precisa primeiro ter a Inscrição Estadual. Essa inscrição é necessária porque só com o pagamento do ICMS em dia a empresa consegue comercializar seus produtos de maneira legal. Toda empresa que seja dos seguintes ramos precisa ter a Inscrição Estadual:

  • Transporte;
  • Comércio;
  • Indústrias;
  • Prestadoras de serviço de comunicação ou energia.

Aprenda a consultar a inscrição estadual da sua empresa no Espírito Santo através do SINTEGRA.


O que é SINTEGRA?

O SINTEGRA é o sistema integrado de informações sobre operações interestaduais com mercadorias e serviços. É um sistema que reúne informações e procedimentos administrativos de todos os estados brasileiros. Sim, o Espírito Santo está entre eles e suas informações podem ser consultadas por esse sistema.

A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo utiliza o SINTEGRA para controlar os impostos cobrados sobre mercadorias e serviços como o ICMS e ISS. Ele também serve para facilitar a vida do empresário ou dono de empresa através de consultas de informações.


Como fazer a consulta da Inscrição Estadual pelo SINTEGRA

Está precisando da sua Inscrição Estadual no Espírito Santo para preencher algum formulário ou documento? Existe uma maneira bastante simples de consultá-la usando o próprio SINTEGRA. Para te ajudar preparamos um passo a passo simples:

  1. Acesse o site oficial do SINTEGRA: consultar a inscrição estadual da sua empresa no Espírito Santo
  2. Selecione o estado do Espírito Santo no mapa.
  3. Informe seu CNPJ e selecione a caixa escrito “NÃO SOU UM ROBÔ”, clique em “CONSULTAR”.
  4. Confira os dados de cadastro da empresa, incluindo a inscrição estadual.

Essa é uma das maneiras mais simples de conferir a Inscrição Estadual. Também é possível utilizar o SINTEGRA para ver dados como nome da empresa, endereço, CNPJ e atividades econômicas.


Como fazer a consulta da Inscrição Estadual pelo SEFAZ do Espírito Santo

Como consultar a Inscrição Estadual no Espírito Santo

O SINTEGRA te dá todas as informações que você precisa para fazer a consulta, mas também existe outro local para isso: a Secretaria da Fazenda do Espírito Santo. Esse site também é bastante completo e te ajuda a encontrar as informações que precisa a respeito da IE. Esse site é bem mais completo e oferece opções para emitir nota fiscal eletrônica, consultar arquivos e outros. Para acessar sua inscrição estadual basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo nesse link: consultar a inscrição estadual da sua empresa no Espírito Santo
  • Clique na opção “RECEITA ESTADUAL”.
  • Selecione a opção “SINTEGRA”.
  • Selecione a opção “CONSULTA”.
  • Digite seu CNPJ no campo indicado e marque a caixa de “NÃO SOU UM ROBÔ”. Clique em “CONSULTAR”.
  • Veja todas as informações disponíveis sobre a empresa.

Perceba que o site do SEFAZ utiliza a base de dados do SINTEGRA para suas consultas. Assim, não é preciso ter medo de existir alguma discrepância entre os resultados dados pelos dois sites. Agora você já pode conferir sua inscrição estadual e diversas outras informações úteis sobre a empresa. Saber onde consultar esse número facilita muito para evitar complicações para preencher documentos. O melhor de tudo é não precisar se preocupar caso perca o lugar onde ele está anotado, tudo pode ser consultado novamente online na hora que quiser.

Ficou com alguma dúvida sobre a consulta de inscrição estadual? Então deixe nos comentários!

5 (100%) 1 voto

Postar um comentário