SINTEGRA SP Consulta

SINTEGRA é a sigla para Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Essa plataforma reúne uma gigantesca série de procedimentos administrativos em todos os estados da federação.

Através do SINTEGRA-SP, a Secretaria da Fazenda de São Paulo monitora a movimentação dos impostos das empresas que são calculados sobre compras e vendas de mercadorias, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).


SINTEGRA-SP para consultas de empresas

Mas além de funcionar como uma ferramenta de controle do governo, o SINTEGRA também é fundamental para quem tem uma empresa. Afinal, através dele é possível fazer pesquisas importantes relacionadas à razão social de uma corporação.

Uma delas é a consulta da Inscrição Estadual pelo SINTEGRA-SP. Há muitos casos em que é preciso preencher um formulário com a Inscrição Estadual, e nem sempre lembramos qual é o número certo. E é aí que entra o site do SINTEGRA para salvar todos que precisam.

Porém, se você não sabe como encontrar o número, não se preocupe. Neste texto nós vamos mostrar o passo a passo e te ajudar a descobrir a IE da sua empresa. Acompanhe o artigo até o final e veja como é simples.


Consulta da Inscrição Estadual pelo SINTEGRA-SP: passo a passo

1. Acesse o site do SINTEGRA nacional pelo endereço www.sintegra.gov.br;

2. Selecione o estado de São Paulo no mapa que será apresentado;

3. Em seguida, você deve escolher a Identificação do Estabelecimento. Selecione a opção de ‘CNPJ’ e digite o número;

4. Para concluir a pesquisa, digite os caracteres de segurança e clique no botão ‘Consultar’;

5. Na próxima tela você poderá conferir as informações referentes ao cadastro da sua empresa, como o nome, endereço completo, atividade econômica, CNPJ, Inscrição Estadual, entre outras.


Consulta da Inscrição Estadual pela SEFAZ-SP

Como consultar a Inscrição Estadual no SINTEGRA-SP

Outra possibilidade para você consultar a IE é através do site da SEFAZ-SP, a Secretaria da Fazenda de São Paulo. Veja como funciona:

1. Acesse o site da Sefaz SP;

2. Localize a opção “Cadastro de contribuintes do ICMS – Cadesp” e clique nela”;

3. Em seguida, role a página e clique na opção “Consulta Pública do Cadastro”;

4. Na seção de identificação do estabelecimento, digite o CNPJ;

5. Na próxima etapa, digite os caracteres da imagem de segurança e clique em “Consultar” para visualizar a Inscrição Estadual.


Sobre o SINTEGRA

O SINTEGRA se trata de um conjunto de plataformas administrativas e computacionais de apoio, sendo uma maneira de também controlar os impostos das empresas na entrada e saída de mercadoria.

Esses sistemas estão sendo adotados simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação, ou seja, estão implantados em todos os estados brasileiros. Além de São Paulo, também é possível consultar a Inscrição Estadual para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros.

Em vista das empresas, o objetivo desse conjunto de sistemas é de simplificar e homogeneizar ao máximo as obrigações de fornecimento de informações referentes às operações de compra, de venda e de prestação de serviços.

Já em relação ao próprio estado, o propósito é de proporcionar ainda mais agilidade e confiança no tratamento dessas informações recebidas das empresas e sobre a troca de dados entre os estados do Brasil.

Todos os contribuintes de ICMS que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais através de sistema eletrônico de procedimento de dados, mesmo que por meio de terceiros, deve ter acesso ao SINTEGRA. Para que as informações sejam enviadas, a empresa deve ter acesso ao programa validador que é disponibilizado pela Secretaria da Fazenda do estado em questão.

Sendo assim, o SINTEGRA, nada mais é do que um software (programa de computador) que foi criado com o objetivo de padronizar os envios das informações para os órgãos públicos responsáveis pela determinação e arrecadação de taxas e impostos. Ele organiza os registros que mudam de acordo com cada estado.