Como consultar a Inscrição Estadual no SINTEGRA-MG

A Inscrição Estadual (IE) é obrigatória para as empresas estabelecidas no país, incluindo o estado de Minas Gerais. Trata-se de uma sequência de números que identifica e formaliza as atividades do estabelecimento junto à Receita Federal.

Com o número da IE ativo, a organização fica apta a oferecer seus produtos e serviços em todo o Brasil, o que garante um poder de alcance muito maior.

Mas assim como as vantagens, também existem as obrigações legais, como o pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou do ISS (Imposto Sobre Serviços), dois tributos obrigatórios.

Se o empresário ou empreendedor deseja que o seu negócio evolua, é essencial que essa formalização contenha a expedição do número da Inscrição Estadual.

Consulta da Inscrição Estadual em Minas Gerais

Se você precisa descobrir o número de IE de uma empresa instalada no estado de Minas Gerais, a partir de agora nós vamos mostrar como você deve fazer a consulta da Inscrição Estadual no Sintegra MG. Confira todas as orientações:

1. Acesse o site do SINTEGRA MG pelo endereço http://consultasintegra.fazenda.mg.gov.br/sintegra/.

2. Selecione o “Tipo de Identificação” que você deseja; por exemplo, para consultar a Inscrição Estadual , você pode informar o número do CNPJ. É essencial ter os dados em mãos para realizar essa pesquisa.

3. Em seguida, digite os caracteres exibidos no Captcha; essa é uma maneira de garantir a segurança dos dados informados. Após concluir a digitação, basta clicar em “Pesquisar”.

4. Aguarde até ser redirecionado para uma outra página com todas as informações referentes aos dados da empresa. Além da Inscrição Estatual, nesta página você poderá visualizar a Razão Social da empresa, o CNPJ e também a situação cadastral.

Inscrição Estadual de Microempreendedor Individual

Um caso extra, mas que também precisa ser levado em consideração, está relacionado à atividade de Microempreendedor Individual. Quem sem enquadra nesta categoria precisa ter a sua própria Inscrição Estadual.

Nesta situação, a dica é acessar diretamente o sistema do programa através do aplicativo MEI, disponibilizado no site da Receita Federal.

No site, você encontra uma explicação passo a passo com as informações necessárias para realizar não só uma consulta, como também o seu cadastro completo. Para a consulta da IE, a própria página se encarrega de gerar o número de Inscrição Estadual e do CNPJ.

Você acabou de conferir as orientações para consultar o número da Inscrição Estadual em Minas Gerais. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.