Como abrir uma empresa MEI

Deseja abrir uma empresa MEI, mas não sabe como fazer isso? Pois então fique sabendo que essa não é apenas uma dúvida sua. Levando isso em consideração, este artigo foi criado com o intuito de ser um passo a passo de como abrir uma empresa MEI. Quer saber mais sobre o assunto? Então é só continuar a leitura.

Antes de qualquer coisa, no entanto, é válido ressaltar que MEI é a abreviação para Microempreendedor Individual.

Dessa forma, é indicado para aquelas pessoas físicas que querem começar a atuar como uma empresa, de forma legalizada.

Por meio do MEI, por exemplo, é possível ter acesso aos benefícios de uma pessoa jurídica como, por exemplo, ter linhas de crédito especiais e emitir notas fiscais. Realmente muito bom, não é mesmo?

Sendo assim, confira ao longo deste conteúdo as principais vantagens de se tornar um MEI, além de ver um passo a passo completo de como abrir uma empresa MEI.

Seguindo todos eles da forma correta, dificilmente você encontrará alguma dificuldade. Na verdade, verá que é muito fácil abrir uma empresa MEI. Boa leitura!

Como abrir uma empresa MEI


Mas, afinal, como abrir uma empresa MEI e quais as vantagens?

Depois de ter tomado a decisão de realmente abrir uma empresa MEI, apenas será necessário se cadastrar e criar um CNPJ. Parece simples, certo? E realmente é. Abrir uma empresa MEI é algo bastante simples e que não leva nada mais do que 10 minutos. É claro que para isso é necessário já estar com todos os documentos em mãos.

Criado em 2008 com o intuito de regularizar os pequenos negócios, o MEI realmente traz muitas vantagens ao empresário. Além de impostos acessíveis e taxas simples, existem mais de 400 ocupações que podem ser enquadradas como uma empresa MEI.

Veja outros benefícios de abrir uma empresa MEI:

  • Acesso a créditos especiais no banco;
  • Amparo jurídico previsto em lei;
  • Cobertura previdenciária;
  • Cobrança menor e unificada;
  • Consegue emitir notas fiscais;
  • Pode fazer venda para o Governo.

Além desses, ainda existem outros benefícios de se tornar um MEI. Entretanto, esses são os principais entre eles. Mas, então, o que fazer para abrir uma empresa MEI? Qual é o passo a passo? Continue acompanhando o artigo e saiba mais.


Passo a passo de como abrir uma empresa MEI

Para finalmente saber como abrir uma empresa MEI, basta conferir esse passo a passo completo. Seguindo ele corretamente, com certeza você não terá nenhum problema, certo? Então preste bastante atenção!

Passo 1: Acesse o Portal do Empreendedor

O primeiro passo a ser dado para abrir uma empresa MEI é acessar o Portal do Empreendedor. Por meio dele é possível fazer seu cadastro, além de emitir os boletos de Pagamento do Das – um imposto que deve ser pago mensalmente – e fazer a Declaração Anual de Rendimentos.

Para ficar ainda mais fácil, adicione o link desse site nos favoritos do seu navegador. Dessa forma, o acesso se tornará mais prático. Não se esqueça de que você vai usá-lo muito daqui para frente.

Passo 2: Inicie seu cadastro

Acessou o Portal do Empreendedor? Então o próximo passo é começar a fazer o seu cadastro. Afinal, sem ele não é possível abrir uma empresa MEI. Para isso, é só clicar em cima de um botão verde escrito “quero me formalizar”. Além disso, não se esqueça de pegar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.

Para começar o cadastro, as primeiras informações solicitadas são sua data de nascimento e seu CPF. Após isso, o sistema ainda vai pedir o número do seu título de eleitor e te redirecionar para uma tela diferente de cadastro.

Passo 3: Insira outras informações importantes

A partir do momento em que você fornece as informações do CPF e do seu título de eleitor, todos os seus principais dados pessoais já irão aparecer preenchidos no topo do site. Não deixe de dar uma olhada para ver se está tudo correto. Feito isso, é hora de colocar mais algumas informações importantes como, por exemplo, o número do RG e informações de contato (e-mail, telefone, celular, entre outras).

Nesta etapa ainda, é necessário criar um nome fantasia para abrir sua empresa MEI e colocar também o capital social.

Passo 4: Selecione suas atividades

Inseriu o capital social e criou um nome fantasia? Então chegou o momento de escolher quais serão as atividades do seu CNPJ. Nesta etapa é preciso escolher tanto a atividade principal quanto as secundárias. Fique atento porque mesmo que a lista seja ampla, algumas atividades não são cobertas por uma empresa MEI.

O máximo para escolher são 15 atividades secundárias, bastante coisa, não é mesmo? No entanto, não há problema algum em escolher somente uma ou duas, o importante é definir bem o espaço de atuação do seu negócio.

Passo 5: Defina sua localização

Um dos últimos passos para abrir uma empresa MEI é colocar qual o seu endereço comercial. Basta apenas digitar o CEP que as principais informações já irão aparecer de forma automática. Depois é só colocar o número, um ponto de referência e o complemento, principalmente no caso de apartamento.

Feito isso é hora de colocar o seu endereço residencial. Caso você tenha usado o seu endereço residencial como comercial, existe uma opção que você seleciona e o cadastro imediatamente replica a informação, utilizando o mesmo endereço para os dois registros.

Dessa forma, é possível evitar ter o trabalho de escrever a mesma coisa duas vezes seguidas, certo?

Passo 6: Finalize a abertura da empresa MEI

Por fim, depois de seguir todos os passos corretamente, irá aparecer em sua tela o Certificado de Microempreendedor Individual, juntamente com o número do CNPJ. Pronto, você abriu uma empresa MEI! Muito mais fácil do que realmente parece, não é mesmo?


Conclusão

Sendo assim, abrir uma empresa MEI pode realmente ser mais simples do que você imagina. Que tal tentar agora mesmo? Não deixe de seguir todos os passos corretamente para evitar erros, certo? Não perca mais tempo e regularize o seu negócio o quanto antes, isso com certeza será muito importante. Boa sorte!