Como imprimir CNPJ na Receita Federal

Neste artigo nós explicamos todos os procedimentos para que você possa imprimir CNPJ Receita Federal em passos rápidos

Sempre que uma empresa é registrada legalmente, ela recebe um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, chamado também de CNPJ.

Esse documento possibilita que essas empresas se inscrevam nos órgãos de fiscalização necessários, que utilizem serviços bancários especiais, que façam o recolhimento do INSS e todas essas coisas.

Entretanto, o CNPJ também registra quando a pessoa jurídica tem algum problema fiscal e isso restringe muito os recursos que ela pode pedir.

Saiba já como imprimir o CNPJ na Receita Federal, ou seja, como consultar a situação cadastral, e o que fazer se o sistema mostrar alguma pendência.


O que é necessário para fazer CNPJ?

Via de regra, não é complicado para as empresas emitirem um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica; na verdade, também não é tão caro.

Será preciso contatar um cartório de registro civil de pessoa jurídica e seguir o procedimento abaixo:

  • Solicitar o Quadro de Sócios e Administradores e a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica, fazendo a gravação de ambos os documentos;
  • Depois, o responsável pela empresa escolherá entre o aplicativo Coleta WEB ou o Receitanet para realizar a sua transmissão;
  • O envio desses dois documentos fará com que a Receita Federal emita uma confirmação de entrega, que terá de ser impressa;
  • No site da Receita Federal, fazer a solicitação do Protocolo de Transmissão ou em algumas situações, do Documento Básico de Entrada;
  • Os dois documentos acima têm de ser levados ao cartório de registro civil de pessoa jurídica.
Clique aqui para ler o artigo completo

Como emitir o cartão do CNPJ pela internet

Através do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) a Receita Federal tem acesso às informações das empresas registradas em território brasileiro. Diante disso, todo empreendedor é tratado como Pessoa Jurídica, ou seja, proprietário do empreendimento. Para quem deseja ter sua empresa regularizada, este documento é obrigatório.

Com o cadastro confirmado pela Receita, o empresário reúne todas as condições para iniciar as atividades da sua empresa perante as leis fiscais brasileiras. Mas você sabe como emitir o cartão do CNPJ? É muito importante conhecer esse procedimento. Confiras as nossas explicações e veja o que você precisa fazer.

O que você precisa saber sobre o cartão do CNPJ

emitir-cartao-cnpj-internet

A Receita Federal é o órgão que faz a administração da documentação sobre empresas, bem como das pessoas comuns (Pessoas Físicas). A maioria das pessoas que desejam abrir uma empresa não sabe como emitir o CNPJ, porém, é preciso tem consciência de que é necessário estar em dia com suas contribuições para a Receita. O Imposto de Renda, por exemplo, deve estar totalmente regularizado.

Por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é possível ter informações referentes ao estabelecimento e o dono da empresa. Os dados exibidos no documento são:

  • Data de abertura da empresa
  • Nome da empresa
  • Título ou nome fantasia da empresa
  • Código e descrição da atividade econômica principal (CNAE)
  • Código e descrição das atividades econômicas secundárias
  • Código e descrição da natureza jurídica
  • Endereço
  • Situação cadastral da pessoa física e também jurídica

Como emitir o cartão

A emissão do CNPJ só pode ser feita pelo site da Receita Federal.… Clique aqui para ler o artigo completo